Conta de energia no Tocantins ficará 4,5% mais cara a partir da próxima 2ª

Medida anunciada em caráter urgente prevê o reequilíbrio econômico-financeiro das concessões e será aplicada para todas as distribuidoras do país

Conta ficará 4,5% mais cara
Descrição: Conta ficará 4,5% mais cara Crédito: T1 Notícias

A conta de energia do tocantinense ficará 4,5% mais cara a partir de segunda-feira, 2 de março. O aumento é decorrente da aprovação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta sexta-feira, 27, sobre o índice de reajuste da tarifa de energia elétrica relativo à Revisão Tarifária Extraordinária da Energisa Tocantins. 

 

Em material divulgado à imprensa, a “Energisa - Celtins” pontuou que o reajuste é menor do que a média nacional aprovada pela Aneel para outros estados, onde o aumento chega a 23,4%.

 

A percepção do consumidor nos níveis de tensão será diferenciada, conforme a tabela abaixo:

 

A Revisão Tarifária Extraordinária (RTE) é um processo regulado pela ANEEL e difere dos Reajustes Tarifários Anuais de tarifas. Trata-se de um mecanismo de atualização das tarifas previsto no contrato de concessão das empresas de distribuição de energia elétrica e que tem como objetivo atender a casos excepcionais de desequilíbrio econômico-financeiro das distribuidoras.

 

Na data de Reajuste Tarifário Anual de cada distribuidora, em 04 de julho de 2015 no caso da Energisa Tocantins, os processos serão calculados normalmente conforme metodologia da ANEEL. No entanto, os valores que já tiverem sido considerados nesta RTE não mais impactarão no reajuste.

 

(Informações da Ascom - Energisa/Celtins)

Comentários (0)