Corpo de Bombeiros vai propor parceria com MPE nas fiscalizações no interior

Por determinação do governador Siqueira Campos, o Corpo de Bombeiros vai endurecer a fiscalização para prevenir tragédias como a de Santa Maria e quer parceria com o Ministério Público.

O Corpo de Bombeiros do Tocantins vai propor uma parceria com o Ministério Público Estadual para intensificar as fiscalizações em casas de espetáculos e ambientes com grande aglomeração de pessoas no interior do Estado. A informação foi repassada em entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira, 30, pelo Major Peterson Ornelas, da Diretoria de Serviços Técnicos da Corporação.

 

Ornelas argumentou que “a parceria com o Ministério Público é importante para levarmos a fiscalização em todas as cidades do interior, utilizando as estruturas e a credibilidade das duas instituições”.

 

Hoje, de acordo com Ornelas, o Corpo de Bombeiros já vem realizando fiscalização nos principais cidades do Estado, como Araguaína, Porto Nacional, Gurupi, Paraíso do Tocantins e Dianópolis. “Mas precisamos chegar a todas as cidades do Estado, em todos os estabelecimentos”, argumentou.

 

Mais rigor

De acordo com o Major, desde o dia 16 de janeiro o Corpo de Bombeiros vem realizando fiscalizações em estabelecimentos que comercializam gás de cozinha, combustíveis, além de supermercados e casas de espetáculo. Em função da tragédia ocorrida em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, onde 232 pessoas morreram em um incêndio na Boate Kiss, o Corpo de Bombeiros priorizou a fiscalização nas casas de espetáculo que, de acordo com Ornelas “são ambientes que podem oferecer riscos iminentes”.

 

O comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Erli Lemes de Lima, informou que o governador Siqueira Campos determinou o endurecimento da fiscalização das normas de prevenção de incêndio em todo o Estado. “Nossa Legislação é uma das mais modernas do Brasil e vamos seguir a determinação do governador”, disse o Comandante.

 

Denúncias

O Corpo de Bombeiros orienta que a população pode colaborar com a segurança fazendo denúncias quando perceber algo irregular. Para isso, ela pode ligar para a Corporação pelo telefone 193, para Sistema Integrado de Operações (Siop), pelo telefone 190 da Polícia Militar.

 

A Corporação também coloca à disposição dos profissionais da área de Engenharia, pessoal especializado em sistema de prevenção de incêndio e combate ao pânico todas as quartas e quintas feiras para orientação na elaboração de projetos que atendas à legislação.

 

Números

Durante a coletiva também foram apresentados os números das fiscalizações feitas desde o início da segunda quinzena de janeiro. Em Palmas, foram feitas 44 visitas; 27 notificações; emitidas 13 multas e autos de infração, duas interdições e 46 vistorias. Em Araguaína foram sete notificações, duas multas e seis vistorias.

 

Em 2012, o Corpo de Bombeiros recebeu 1963 projetos para análise, aprovou 1.527 e reprovou 1.961 (considera-se também os projetos de outros anos acumulados). Também recebeu 240 projetos de eventos temporários e fez cinco interdições.

Comentários (0)