Defesa Civil emite alerta para riscos de queimadas e a baixa umidade do ar

O tempo seco, além de aumentar o risco de incêndios florestais, pode provocar doenças pulmonares. População deverá tomar cuidados essenciais.

Queimadas aumentam nessa época do ano
Descrição: Queimadas aumentam nessa época do ano Crédito: T1 Notícias

A Defesa Civil do Tocantins divulgou na tarde desta quarta-feira, 09, sinal de alerta devido ao início do período de estiagem em todo o Tocantins. No ano de 2013 foram registrados 9.756 focos de queimadas no Tocantins, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

 

Os municípios com maiores números foram Lagoa da Confusão, com 661 focos; Formoso do Araguaia, com 480 focos; Mateiros, 403 focos; Goiatins, com 354 focos; e Lizarda, com 338 focos.

 

De acordo com a Defesa Civil, o tempo seco aumenta o risco de incêndios florestais, com isso, está sendo recomendado à população não fazer fogueiras e também não jogar pontas de cigarros para fora dos veículos. Além disso, os motoristas que trafegarem por regiões sujeitas a incêndios deverão ter atenção redobrada devido à visibilidade reduzida pela fumaça.

 

Para a população em geral, a Defesa Civil pede que não coloque fogo em folhas ou galhos secos e principalmente nos terrenos baldios.

 

Aumento da Umidade Relativa do Ar

A Defesa Civil Estadual orientou ainda que durante o período de estiagem, onde há aumento da temperatura e baixa Umidade Relativa do Ar (UR%), a população tome alguns cuidados essenciais.

Atenção - 30% a 20%

·         Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h da manhã e 15h d atarde;

·         Umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins etc.;

·         Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, como por exemplo, em áreas vegetadas;

·         Consumir água à vontade.

Alerta - 20% a 12%

·         Observar as recomendações do estado de atenção;

·         Suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10h da manhã e 16h da tarde;

·         Evitar aglomerações em ambientes fechados;

·         Usar soro fisiológico para olhos e narinas.

Emergência - abaixo de 12%

·         Observar as recomendações do estado de atenção e alerta;

·         Interromper qualquer atividade ao ar livre entre 10h da manhã e 16h da tarde, como aulas de educação física, coleta de lixo, entrega de correspondência, etc.;

·         Suspender qualquer atividade que exija aglomeração de pessoas em recintos fechados, entre as 10h da manhã e 16h da tarde;

·         Durante as tardes, manter úmidos os ambientes internos, principalmente quartos de crianças, idosos e hospitais;

 

Comentários (0)