Depois de 2 mil atendimentos em Palmas, Lagoa da Confusão recebe Carreta

A Carreta Saúde da Mulher estará no muncípio de Lagoa da Confusão nesta terça-feira, 18...

Carreta da Mulher
Descrição: Carreta da Mulher Crédito: Divulgação/Sesau

Lagoa da Confusão será o próximo município a ser contemplado com os serviços oferecidos pela Carreta “Saúde da Mulher, Saúde Cidadã”. No Município os atendimentos iniciará na terça-feira,18, na Avenida Vitorino Panta,  em frente ao Centro Cultural da cidade. Durante a permanência da carreta em Palmas, foram realizados mais de dois mil procedimentos sendo 954 mamografias, 604 ultrassonografias da mama e endovaginal e 456 exames preventivos do colo do útero.

Para evitar filas de espera, todos os atendimentos serão previamente agendados pelos agentes comunitários de saúde da Unidade Básica de Saúde da Família III, Unidade Básica de Saúde da Família II (Zona Rural), Unidade Básica de Saúde da Família Dona Regina I, e nos assentamentos: Loroti,PA Cristal,Lago Verde e São Judas. Os atendimentos acontecerão de segunda a sexta das 08h ás 12h e das 13h ás 17h.

A Unidade Móvel é um complemento aos serviços de prevenção que o Governo do Tocantins por meio da Secretaria de Estado da Saúde - Sesau já oferece às mulheres. O Programa “Saúde Cidadã, Saúde da Mulher”, tem como objetivo desenvolver ações que garantam o fornecimento de exames de rastreamento e detecção precoce do câncer para as mulheres, priorizando as faixas etárias de 45 a 69 anos para a mamografia e 25 a 64 anos para o exame de citologia do colo do útero, bem como desenvolver ações coordenadas que visem à garantia do fornecimento regular do exame às mulheres para o rastreamento do câncer.

A assessora executiva do setor de Oncologia da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Eliana de Almeida Rezende, ressaltou que, mesmo as mulheres não apresentando sintomas, é de extrema importância que realizem tais exames periodicamente, e caso seja necessário a mesma será encaminhada às unidades especializadas para confirmação diagnóstica e tratamento oportuno. Segundo ela, quanto mais cedo for realizado o diagnóstico maiores são as chances de cura.

Atendimentos

Em Palmas a Unidade Móvel atendeu pacientes, das Unidades de Saúde da Família (USF) Laurides Milhomem (Aureny III), Aureny I (Aurenys I e IV), Lago Sul (Lago Sul, Aurenys II e III, Jardim Janaína e chácaras) e Liberdade (Aureny III, Vila do Sol, União Sul e chácaras) e nas quadras 305, 307, 405, 603 e 605 Norte. O veículo ficou estacionado no Hospital Geral Público de Palmas – HGPP,  na Unidade de Saúde da Família Laurides Milhomem (Aureny III) e na Feira Coberta da 307 Norte.

As mulheres entre 45 e 69 anos devem realizar mamografia de rastreamento a cada dois anos e na faixa etária de 25 a 64 o exame de citologia do colo do útero, sendo que após dois exames negativos, realizados com intervalo de um ano, pode-se repetir a cada 3 anos. Para a realização desses exames de rastreamento, não se faz necessária solicitação médica. Para agilizar o atendimento, é necessária a apresentação de documentos pessoais, CPF e identidade e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Comentários (0)