Dia D de combate ao câncer de mama acontece em Palmas com mutirão de exames

Claudia Lelis e a Liga Feminina de Combate ao Câncer estão organizando o dia D de combate ao câncer de mama em Palmas. O mutirão de exames e diagnóstico será realizado em data ainda a ser definida

Dia D de combate ao câncer acontece em Palmas
Descrição: Dia D de combate ao câncer acontece em Palmas Crédito: Manoel Lima

A vice-governadora, Claudia Lelis e a Liga Feminina de Combate ao Câncer estão juntamente com quatro clínicas particulares especializadas em diagnóstico e imagem organizando o dia D de combate ao câncer de mama em Palmas. O mutirão de exames e diagnóstico será realizado em data ainda a ser definida, mas contará com o apoio das clínicas que irão disponibilizar os exames de mamografia e o diagnóstico para as pacientes. A reunião para definir todas as etapas deste dia de prevenção aconteceu nesta quinta-feira, 15, com representantes das clinicas e a vice-governadora.

 

“A conscientização é a melhor forma de redução dos casos de câncer de mama e como mulher e vice-governadora, defendo essa causa juntamente com a Liga Feminina e neste outubro rosa a ideia é intensificar os exames, por isso, o apoio de todos os segmentos é fundamental”, explicou Claudia Lelis aos presentes a reunião, solicitando o apoio e a união das clinicas, junto com o Governo do Estado para realização do mutirão.

 

A representante da MastoClinica, especializada em diagnóstico de câncer, Suyan Oliveira, abraçou a ideia e juntamente com o Centro Oncológico de Palmas, que já realiza exames em parceria com a Liga Feminina, participará do mutirão. “Estamos unidos a essa causa, podem contar conosco”, anunciou. O mesmo apoio veio das outras clinicas presentes.

 

“Estou muito feliz em ver que o Governo do Estado pode contar com parceiros que estão unidos com o mesmo objetivo, ajudar as milhares de mulheres Tocantinenses que precisam fazer mamografia”, ressaltou Claudia, lembrando que a Secretaria de Saúde (Sesau) já possui parceria com hospitais para realização de exames e que no mês de outubro intensifica o número de vagas para mamografia, com uma cota extra. “O mutirão é mais uma ação em prol da prevenção desta doença”.

 

Segundo a presidente da Liga Feminina, Edneide Pontes, existe uma demanda de cerca de 300 mulheres que necessitam urgentemente de fazer a mamografia e que esse mutirão será fundamental. “Nossa demanda cresce a cada dia e somente com a união de forçar vamos conseguir atender a todas”, explicou a presidente, que irá juntamente com as clinicas, definir a data para realização do mutirão. Participaram da reunião os representantes das clinicas; Arai kaminishi, Masto Clínica, Clinica São Rafael e o Instituto Ortopédico de Palmas (IOP).

 

De acordo com o Ministério da Saúde, é necessário um mamógrafo para cada 240 mil habitantes. No Tocantins são 07 mamógrafos, distribuídos pelas cidades de Araguaína, Augustinópolis, Gurupi, Palmas, Paraíso do Tocantins e Dianópolis.

Comentários (0)