Dois reféns recebem alta hospitalar e professora começa tratamento psicológico

Seciju dispôs dois profissionais da psicologia para prestar apoio às vítimas, ao reeducando que se entregou, e às famílias

Professora e agente penitenciário ficaram reféns por cerca de 24 horas
Descrição: Professora e agente penitenciário ficaram reféns por cerca de 24 horas Crédito: Divulgação

Em boletim divulgado no início da noite desta quinta-feira, 4, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) comunicou à imprensa que dois dos quatro servidores estaduais que foram mantidos reféns durante fuga pelos reeducandos da Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota (UTPBG), em Araguaína, já receberam alta do Hospital Regional de Araguaína (HRA).

 

A professora Elisângela Mendes Sobrinho, de 42 anos, da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) teve alta ao meio dia desta quinta-feira, 04, e o técnico em Defesa Social do Sistema Penitenciário Prisional (Sispen), Mark Alves Garcia de Sousa, 31 anos, às 17 horas.

 

Continuam hospitalizados, o irmão de Mark, Magnum Alves Garcia de Sousa, 28 anos, e Roberto Aires, 27 anos, ambos técnicos em Defesa Social.

 

O reeducando Maurício Pereira da Silva, 33 anos, que se entregou na unidade prisional, na companhia dos servidores, continua hospitalizado. Já o funcionário da Embrasil Serviços, empresa cogestora da UTPBG, foi transferido para o Hospital Dom Orione.

 

Apoio psicológico

 

A professora está recebendo atendimento psicológico por parte do Governo do Estado em sua residência.  O Governo do Estado designou dois psicólogos da Seciju para prestar apoio às vítimas, ao reeducando e às famílias. O atendimento, neste momento, visa o acolhimento e uma avaliação inicial do dano psicológico causado pelo trauma.

 

Gabinete governamental

 

A pasta informou ainda que o gabinete governamental instalado em Araguaína será mantido até a recaptura de todos os 16 atuais foragidos. Na manhã desta quinta, outros dois reeducandos foram recapturados: Marcos Phablo Soares de Carvalho, 22 anos e Lázaro Carneiro Gonçalves, de 21 anos.

 

Equipe em ação

 

A operação de recaptura integra policiais militares, através das equipes do 2° Batalhão PM, do Batalhão Rodoviário (BPMRED) e da Companhia Independente de Operações Especiais (CIOE), bem como policiais civis, por meio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e tripulação armada, Grupo de Operações Táticas Especiais (Gote), Delegacia Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc) de Palmas e equipes da 1a Delegacia  Regional (Araguaína), além de agentes penitenciários do município e da Capital.

Comentários (0)