Estado alinha ações para garantir segurança e acolhimento na Romaria do Bonfim

Com início marcado para 6 de agosto, Romaria do Bonfim atrai milhares de fiéis a Natividade; reuniões institucionais definiram pontos de apoio, segurança viária e internet para o santuário

Crédito: Felix Carneiro/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins começou nesta sexta-feira, 26, no Palácio Araguaia, o planejamento integrado para a Romaria do Senhor do Bonfim, em Natividade. Sob a coordenação do presidente do Detran-TO, Hercy Filho, a reunião alinhou uma força-tarefa entre diversas secretarias para garantir segurança, saúde, infraestrutura e suporte logístico ao longo de todo o evento tradicional.

 

A mobilização ocorre em resposta à expectativa de um público ainda maior nesta edição. Reconhecendo a relevância da festividade para a cultura tocantinense, o Estado confirmou a ampliação do apoio estrutural e social para acolher o aumento projetado no número de romeiros e visitantes.

 

“O Governador Wanderlei Barbosa pediu empenho de todo o secretariado, para, em suas atribuições, permitir que os romeiros encontrem um ambiente adequado e que esteja a contento dessa grande celebração de fé e devoção. Queremos tornar a experiência dos romeiros mais segura, acolhedora e eficiente”, ressaltou o presidente do Detran, Hercy Filho.

 

Na reunião, o reitor do Santuário do Senhor do Bonfim, Padre Leomar Sousa, pontuou os ganhos de qualidade da romaria com a atuação do Estado, sobretudo no apoio aos romeiros, segurança, acesso à internet e organização do espaço. “Contamos com o apoio do governo para que a romaria deste ano seja ainda melhor, com cada órgão atento às suas atribuições e contribuindo para o bom andamento da Festa do Bonfim”, destacou o Padre Leomar.

 

Ações em andamento

O planejamento das ações do governo já está em andamento, com os pontos de apoio aos romeiros, direcionamento de equipes de segurança e saúde, infraestrutura e tendas, segurança viária, disponibilidade de efetivos do corpo de bombeiros e segurança pública, com o propósito de garantir o cuidado com a população nesta importante tradição do estado.

 

Senhor do Bonfim

Os Festejos do Senhor do Bonfim incluem novenas, missas campais e peregrinação de milhares de fiéis aos pontos de devoção em Natividade e é considerada a maior manifestação religiosa do Estado do Tocantins, atraindo anualmente milhares de romeiros, turistas e visitantes de diversas regiões do Brasil. Os festejos têm início no dia 6 de agosto e seguem até o dia 17.

 

História

A tradição da Romaria do Bonfim teve início no ano de 1750, a partir de uma imagem de Cristo Crucificado, encontrada por um vaqueiro em um tronco, na zona rural de Natividade, na região do povoado Bonfim. O sertanejo então levou a imagem para sua casa e no dia seguinte, ela teria desaparecido misteriosamente, ressurgindo no mesmo lugar em que fora encontrada no dia anterior.

 

O retorno misterioso de Jesus Cristo crucificado representou para muitos uma espécie de milagre. A partir disso, a comunidade passou a considerar a imagem sagrada e ergueu um santuário no mesmo local onde foi encontrada, construindo a primeira capela no povoado ainda em 1750. A fé reforçada pela figura recém-chegada no município de Natividade, atraiu devotos de todas as regiões do Tocantins, construindo nas redondezas do local um pequeno povoado, que carrega até hoje o nome de seu fundador: “Bonfim”.

 

Comentários (0)