Experiência do TCE-TO em ações pela primeira infância é destaque em evento

Workshop "Primeira Infância é da nossa Conta" ocorreu nesta terça-feira, 9, e teve como norte a proteção dos direitos das crianças

Conselheiro André Luiz de Matos Gonçalves, presidente do TCE-TO
Descrição: Conselheiro André Luiz de Matos Gonçalves, presidente do TCE-TO Crédito: Igor Graccho/Divulgação

O presidente do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE-TO), conselheiro André Luiz de Matos Gonçalves, participou nesta terça-feira, 9, do workshop "Primeira Infância é da nossa Conta", iniciativa que tem o propósito de sensibilizar sobre a necessidade de priorizar ações em benefício das crianças de 0 a 6 anos de idade. O evento é realizado pelo TCE-SE e ocorreu em Aracaju, com a presença de autoridades e prefeitos dos 75 municípios sergipanos. 

 

"É com a avaliação de políticas públicas que a gente corrige os resultados e direciona investimentos para a transformação da vida das pessoas”, ressaltou o presidente do TCE-TO durante palestra de abertura.

 

Considerada referência em todo o país, a iniciativa do Compromisso Tocantinense pela Primeira Infância, do TCE-TO, também esteve entre os tópicos apresentados pelo conselheiro André Matos, que pontuou todas as ações desenvolvidas. “Hoje, temos a honra de falar que os 139 municípios do Estado do Tocantins aderiram ao compromisso”, destacou o presidente.

 

Na sequência, o conselheiro citou o papel pedagógico dos TCs. “Antes de punir, as Cortes de Contas têm que participar e dar orientação. Então, se me perguntarem: é dever dos Tribunais de Contas atuarem na primeira infância? A resposta é sim.”

 

André Matos dividiu a palestra magna “O que é a Primeira Infância?” com a presidente da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Mariana Luz. A Fundação, localizada em São Paulo, desenvolve trabalho voltado para as diretrizes da primeira infância.

 

Sobre o evento

O workshop teve como ponto alto a adesão dos prefeitos ao Pacto Sergipano pela Primeira Infância (clique aqui). “A primeira infância é da nossa conta, é da conta de todos aqueles que fazem o estado de Sergipe. Por isso o Tribunal de Contas faz esse chamamento, para que todos os órgãos se somem, porque o que acontece nesta idade, de 0 a 6 anos, faz com que a criança possa se tornar um adulto feliz, um adolescente feliz, porque tudo depende do que ela recebe, do que ela filtra na primeira infância”, afirmou a conselheira presidente do TCE/SE, Susana Azevedo.

 

Dentre outras autoridades, também participaram do encontro, coordenado pelo conselheiro José Carlos Felizola, o juiz Auxiliar da Presidência do CNJ, Edinaldo César Santos Júnior; o presidente do comitê técnico da primeira infância do Instituto Rui Barbosa (IRB), conselheiro Edson Ferrari (TCE/GO); a assessora do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável da Presidência da República – CDESS, Roseli Alves;  e a oficial em Saúde e Desenvolvimento Infantil do Unicef, Juliana Vergetti de Oliveira.

 

Clique aqui e assista na íntegra a palestra do presidente do TCE/TO, André Matos, realizada no Tribunal de Sergipe.

Comentários (0)