Governador nega rompimento com Kátia e diz que TO não é céu de uma estrela só

Siqueira cantou na abertura do Congresso e cobrou do ministro dos Transportes mais rapidez na construção da ferrovia Norte Sul. No mesmo evento em que a senadora estava, Siqueira negou rompimento...

Governador gesticula necessidade de infraestrutura
Descrição: Governador gesticula necessidade de infraestrutura Crédito: T1 Notícias

Durante a abertura do 1º Congresso da Indústria Tocantinense, na manhã desta quarta-feira, 02, no Espaço Cultural de Palmas, o governador Siqueira Campos (PSDB) negou rompimento com a senadora Kátia Abreu (PSD), que teve participação especial no mesmo evento em que estava o governador.

“Eu não conheço rompimento de ninguém com ninguém”, disse Siqueira ao usar o aniversário do Estado para expressar que o Tocantins “não é o céu de uma estrela só”, ainda justificando desconhecer o rompimento.

 

Cobrança

Siqueira Campos (PSDB) cantou na abertura do Congresso numa expressão de cobrança ao ministro dos Transportes, César Borges, para que o processo da construção da ferrovia Norte Sul seja mais veloz. “O trem está chegando”, dizia um trecho da música cantada pelo governador e completou o pedido dizendo “ministro faça entrar em operação essa ferrovia, de passageiros e de carga. O que estamos esperando?”

Ele também relatou ao ministro a necessidade da duplicação da BR-153, lembrando que, por falta de condições para escoar a produção, o Estado perdeu um contrato. “Ministro é uma vergonha internacional a ruptura de um contrato com o Tocantins por falta de infraestrutura”, cobrou.

Ao T1 Notícias o governador falou que aproveitaria o momento de acompanhar o ministro até o aeroporto para dialogar com César Borges não só sobre a ferrovia Norte Sul, mas também sobre todo o sistema rodoviário, ferroviário, hidroviário e até mesmo o aeroviário que envolve o Tocantins.

Para o governo o ministro “nunca falhou” e não deve falhar com o Estado.

 

Infraestrutura

O ministro dos Transportes, César Borges, disse que o governo Federal está comprometido com o Estado e prova disso é o anuncio da duplicação da BR-153.  “Precisamos duplicar a BR-153 e o governo está determinado a fazê-la”, disse.

Segundo o ministro, a falta de infraestrutura custa caro ao país e essa realidade precisa mudar. “Queremos e vamos fazer com que nosso modal, que hoje está mais concentrado em rodoviário, passe a ser ferroviário. Não deixaremos de investir nas estradas, mas vamos pensar nas ferrovias”.

O ministro apresentou em mapa, o planejamento do governo Federal para o modal do Tocantins, Estado que pela sua localização geográfica, no centro do país, é referência logística para os demais estados. “Até o 1º semestre de 2014 a Ferrovia Norte Sul estará concluída nos trechos que compreende de Anápolis (GO) a Açailândia (MA). Temos o projeto de ligar Figueirópolis à ferrovia que liga Barreiras (BA) ao Porto de Ilhéus (BA), melhorando o escoamento e o Tocantins ficará com três modais”, afirmou.

Comentários (0)