Governo anuncia investimentos e parcerias na abertura da Semana do Meio Ambiente

Governo assinou termos de parcerias e falou de investimentos em programas de prevenção à queimada e CAR. Serão investidos 13,5 milhões de euros em um dos programas e R$ 44 milhões no CAR.

Governo abre semana do Meio Ambiente
Descrição: Governo abre semana do Meio Ambiente Crédito: Ascom

O governo do Estado fez a abertura oficial da 21ª Semana do Meio Ambiente do Tocantins na tarde desta segunda-feira, 1, no auditório do Palácio Araguaia, com a presença de autoridades e representantes dos órgãos ambientais, como o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). Foi anunciado que cerca de 13,5 milhões de euros serão investidos em projeto de prevenção, controle e monitoramento de queimadas irregulares e incêndios florestais no cerrado 'Cerrado Jalapão', através de parceria com governo alemão.

 

O governador Marcelo Miranda participou da solenidade de assinatura de termos de parceria e falou que está articulando “parcerias estratégicas para uma política ambiental transversal, integrada e participativa” e convidou a sociedade para discutir as questões ambientais.

 

Após assinatura de termos de entrega de equipamentos e veículos para a promoção do desenvolvimento das ações de controle e combate as queimadas e incêndios florestais, a secretária de Meio Ambiente e Recursos Hidrícos (Semarh), Meire Carreira ressaltou a importância de parcerias entre secretarias do governo e outros órgãos.

 

A secretaria comemorou parceria da Semarh com Bombeiros, Defesa Civil, Naturatins, Ruraltins, Seduc, prefeituras, e outros órgãos. Meire falou também dos investimentos que estão sendo feitos em programas ambientais, como no Cadastro Rural Ambiental (CAR), que através do fundo Amazônia do BNDS está sendo investido R$ 44 milhões de reais.

 

“Essas parcerias são extremamente importantes, tanto a parte de execução do CAR, tanto de combate às queimadas, a educação ambiental, elas são ações que não podem ser realizadas sozinhas. Então essas parcerias para a realização do nosso programa de prevenção e combate às queimadas irregulares, elas tem parcerias extremamente estratégicas” disse Meire Carrera.

 

A secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Germana Pires representando o prefeito Carlos Amastha que não pode esta presente por causa de evento em Taquaruçu disse ao T1 Notícias que a prefeitura de Palmas terá participação na semana do meio ambiente, com atividades voltadas para o tema como a 1ª Mostra de Cine Ambiental, que irá até a próxima semana, no Cine Cultura, no Espaço Cultural e o Enduro Ambiental que deve envolver alunos de escolas municipais e estaduais.

 

A prefeitura também implantará alguns pontos de entrega voluntária voltada para coleta seletiva de materiais recicláveis. “A gente também está lançando a campanha Queimadas, apague esta ideia, com uma serie de atividades de conscientização da população. Uma série de blitzes educativas onde vamos trabalhar também com o projeto viveiro educador, onde estaremos distribuindo mudas à população”, afirmou Germana. 

Comentários (0)