Governo distribui insumos contra covid-19 em delegacias; Sinpol havia cobrado

Em atendimento à decisão judicial, o governo do Estado é obrigado a distribuir insumos de proteção contra o coronavírus em todas as Centrais de Atendimento da Polícia Civil da Capital e no IML.

Crédito: Divulgação

Após perícia e fiscalização realizada pelo Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Tocantins (Sinpol-TO) que resultou em uma ação contra o governo para que disponibilizassem materiais de proteção pessoal nas unidades policiais, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), sustentou na tarde deste sábado, 21, que já distribuiu em todas as Centrais de Atendimento da Polícia Civil da Capital, bem como nos institutos Médico Legal de Identificação (IML) e de Perícias, insumos essenciais na prevenção à COVID-19, como máscaras, luvas e álcool gel, tudo em conformidade com as orientações sanitárias.

 

Mas, de acordo com o presidente do Sinpol, Ubiratan Rebello, os materiais (algumas máscaras, frascos pequenos de álcool em gel e papel toalha) foram levados em apenas três delegacias, no IML e na perícia de Palmas. Rebello ressalta que a decisão judicial saiu neste sábado, 21, e até agora nenhuma outra cidade recebeu material por parte da Secretaria. Disse ainda que irão aguardar o prazo judicial e, caso não recebam os materiais básicos de proteção, irão paralisar as atividades. 

 

Em nota encaminhada à imprensa, a SSP informou, que já está finalizando processo de compra para reforço do estoque desses materiais, e que, no decorrer da próxima semana, será realizada a reposição desses itens em todas as unidades da Capital e do interior.

 

Decisão judicial

 

O Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Tocantins (Sinpol-TO) conseguiu neste sábado, 21,  decisão favorável para que Estado forneça no prazo de 72h materiais de proteção pessoal (Álcool em gel, máscaras,  luvas) e materiais de limpeza para as unidades policiais. 

 

A Justiça deferiu também que a SSP faça um protocolo diferenciado aos policiais dos grupos de risco, de acordo com o presidente da entidade, Ubiratan Rebello.

 

Um caso de servidor com suspeita de Covid-19

 

Por volta de 13 horas deste sábado, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) atendeu um funcionário da Segurança Pública do Estado, na Arse 21, com tosse e com problemas respiratórios. O paciente foi conduzido pela equipe de socorristas até uma UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) de um hospital particular da Capital.

 

O paciente relatou aos profissionais do Samu que é portador de bronquite asmática e teve contato com a primeira pessoa a testar positivo para o Coronavírus em Palmas.

Comentários (0)