Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), promoverá entre os dias 9 e 12 de junho uma programação especial voltada ao fortalecimento das políticas ambientais, à inovação tecnológica e ao reconhecimento de iniciativas sustentáveis desenvolvidas no estado.
A programação começará na terça-feira, 9, às 9 horas, com o lançamento da Plataforma Consulta CAR, na sala de reuniões da Semarh. A ferramenta facilitará o acesso às informações públicas relacionadas aos imóveis rurais cadastrados no Cadastro Ambiental Rural (CAR), para proporcionar mais segurança, transparência e praticidade aos produtores rurais no acompanhamento da situação ambiental de suas propriedades.
Desenvolvida pelo Centro de Inteligência Territorial da Universidade Federal de Minas Gerais (CIT/UFMG), em parceria com a Semarh e o Naturatins, a plataforma reúne informações ambientais estratégicas em um ambiente digital integrado.
Ainda na terça-feira, às 19 horas, no auditório da Unitins, ocorre a cerimônia de premiação dos vencedores da 1ª edição do Faptgulhas – Hackamarh Hackathon, maratona de programação que reuniu estudantes e profissionais no desenvolvimento de soluções inovadoras para desafios ambientais.
Na quinta-feira, 11, a partir das 8 horas, no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE/TO), será realizado o 2º Encontro de Secretários Municipais de Meio Ambiente, que contará com a entrega do prêmio “Oscar do ICMS Ecológico", reconhecimento aos municípios que se destacaram na gestão ambiental.
Para encerrar a programação, na sexta-feira, 12, a Semarh realizará a premiação dos vencedores do Concurso Estande Sustentável da Agrotins 2026, iniciativa que valoriza expositores e instituições que adotaram práticas ambientalmente responsáveis durante a maior feira agropecuária da Região Norte.
Serviço
O quê: Programação da Semana do Meio Ambiente 2026
Quando: De 9 a 12 de junho de 2026
Programação
Terça-feira (09/06)
Lançamento da Plataforma Consulta CAR
Horário: 9h
Local: Sala de Reuniões da Semarh
Premiação do Faptgulhas – Hackamarh Hackathon
Horário: 19h
Local: Auditório da Unitins
Quinta-feira (11/06)
2º Encontro de Secretários Municipais de Meio Ambiente e Premiação do ICMS Ecológico
Horário: 8h
Premiação do Oscar do ICMS-Ecológico
Local: Auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE/TO)
Sexta-feira (12/06)
Premiação do Concurso Estande Sustentável da Agrotins 2026
Horário: 9h
Local: Sala de Reuniões da Semarh
Comentários (0)