HGR terá plano diretor estratégico para melhor atendimento à saúde de Gurupi

Especificamente no Hospital de Gurupi, consultoria adiantou que já se pode dizer por onde devem começar os trabalhos: o pronto socorro

Consultoria colabora com Sesau no planejamento estratégico do Hospital
Descrição: Consultoria colabora com Sesau no planejamento estratégico do Hospital Crédito: Divulgação

O Hospital Regional de Gurupi (HRG) está recebendo nesta semana uma equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde e consultores da Organização Pan Americana de Saúde (Opas) que estão trabalhando no Projeto Rede Hospitalar do Tocantins, que prevê a implantação do Plano Diretor Estratégico (PDE) nos hospitais públicos geridos pelo Executivo Estadual. No plano constam estratégias que tragam soluções concretas para a unidade hospitalar, em curto, médio e longo prazo, obedecendo aos processos de trabalho e serviços habilitados conforme o perfil e complexidade.

 

“Estamos buscando a base para o plano diretor, com informações que servirão para formatar um roteiro de ações a partir das necessidades da unidade. Estamos ouvindo os gestores de todos os setores do hospital, vendo os processos de trabalho, as condições estruturais e um apanhado parcial do recursos humanos”, explicou a consultora da Opas, Vanisia Sulpino, acrescentando que “com as  informações será feito um diagnóstico das necessidades a curto, médio e longo prazo, tudo de forma planejada estrategicamente”.

 

Especificamente no Hospital de Gurupi, a consultora adiantou que já se pode dizer por onde devem começar os trabalhos. “Verificamos que a porta de entrada da unidade, o pronto socorro, deve ser o primeiro local a ser trabalhado aqui em Gurupi, pois a partir do momento que reorganizarmos esse setor, isso será refletido em toda a unidade, pois todo o hospital é consequência do fluxo que recebe”, destacou.

 

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Marcos Musafir, que esteve acompanhando os trabalhos das equipes em Gurupi, a ideia é promover ganho para a população. “Cada equipe hospitalar vai colaborar para elaboração do plano no hospital onde atua.  Estas equipes receberão ajuda de um ou mais apoiadores, cuja função deve ser a de promover e potencializar as capacidades da equipe para a construção de um plano viável”, enfatizou.

 

A diretora de enfermagem do HRG, Nicole Aguiar, se disse entusiasmada com a implantação do projeto. “Vemos com bons olhos esta visita que tem nos ajudado na organização dos processos com dicas valiosas que poderemos colocar em prática imediatamente. Quando estamos envolvidos nos problemas, não conseguimos enxergar as alternativas e ter alguém que nos oriente é muito importante”, afirmou a diretora, acrescentando que as melhorias já realizadas na unidade também foram elogiadas pela equipe e isso motiva os servidores a a continuar buscando melhorar a assistência ao paciente, com qualidade e eficiência.

 

Diretrizes

De acordo com a Superintendência de Unidades Próprias da Secretaria de Estado da Saúde, a proposta de melhoria da gestão dos hospitais estaduais está embasada em três diretrizes estratégicas: Implementar um modelo de atenção integral e humanizado com foco na qualidade de assistência e segurança dos usuários;  Integrar o hospital no sistema de saúde loco regional articulado as redes de atenção a saúde e linhas de cuidado e exercer um modelo de gestão compartilhada baseada na contratualização de metas e resultados com critérios claros de avaliação e controle.

Comentários (0)