IDEB aponta queda na qualidade do ensino no TO: para Seduc não há retrocesso

Gestores da Seduc alegaram que números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica não refletem retrocesso da educação do Estado. Ideb aponta queda no Ensino Fundamental, em relação a 2009

Gestores negam retrocesso da educação no Estado
Descrição: Gestores negam retrocesso da educação no Estado Crédito: Lourenço Bonifácio

Dados divulgados pelo Ministério da Educação apontam que o Tocantins está entre os 16 piores no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Uma das principais referências para as políticas educacionais no País, o indicador mede a qualidade do aprendizado e da infraestrutura das unidades escolares do ensino fundamental e médio.

 

De acordo com o Ideb, nas séries iniciais, do 1º a 5º ano, o Estado alcançou média superior ao último levantamento, em 2009. Já nos anos finais do Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano, a média foi inferior a 2009 e no Ensino Médio não houve avanço percentual, mantendo a mesma média de 2009.

 

O Tocantins é 16º Estado no ranking, que o qualifica como um dos que não apresentou evolução da educação básica nos últimos anos. Nos anos iniciais, enquanto a média era de 4,9, o Estado alcançou evolução para apenas 5,1; nos anos finais, enquanto a média era de 4,1, o alcance reduziu para 3,9; já no ensino médio, que era de 3,5, o Tocantins caiu para 3,2.

 

Para Seduc, números do Ideb não representam retrocesso

Em entrevista concedida ao T1 Notícias na noite desta sexta-feira, 05, o secretário executivo da Educação, Joneidson Marinho, a subsecretária Jucylene Borba e o coordenador de Avaliação de Ensino, Emerson Soares, da Secretaria de Educação e Cultura do Estado, comentaram sobre os números do Ideb e falaram sobre as possíveis causas dos índices negativos do indicativo.

 

Os gestores da Seduc alegaram que, apesar dos números apontarem falta de avanço no ranking, não se pode considerar que houve retrocesso no desempenho da educação básica do Estado.

 

Joneidson Marinho disse que, com relação aos números, é preciso avaliar diversos fatores que o Tocantins enfrenta, como o alto índice de alunos de ensino médio que estudam à noite, pois trabalham durante todo o dia e, ainda, grande quantidade de estudantes que moram nas zonas rurais do Estado e precisam se deslocar para as escolas.

 

Com relação à qualificação dos professores, Jucylene Borba apontou que o Estado está intensificando as capacitações e a informatização das escolas. Quanto aos salários, os gestores disseram que o Tocantins paga um dos melhores salários para professores do país e não acreditam que salários influenciam no desenvolvimento das aulas e no desempenho dos alunos.

 

Ranking Ideb Tocantins 2013

Anos Iniciais - 5,1. A nota melhorou e a meta foi alcançada, mas perdeu posição.

Anos Finais - 3,7. A nota piorou, a meta não foi alcançada e perdeu posição.

Ensino Médio 3,4. A nota piorou, a meta não foi alcançada e mas manteve a posição.

 

Comentários (0)