Isabel e Expedito disputarão reitoria da UFT para os próximos anos

Foram registradas no último dia 23, as chapas “Confiança e Participação”, da atual vice-reitora Isabel Auler, e “UFTLivre”, dos professores José Expedito e Eduardo Cezari

Está aberto o processo eleitoral que definirá reitor (a) e vice-reitor (a) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) para o quadriênio 2016/2020. Na última terça-feira, 23, duas chapas foram registradas para concorrer à reitoria, sendo elas “Confiança e Participação”, encabeçada pela atual vice-reitora Isabel Cristina Auler e o professor Luis Eduardo Bovolato, e a chapa “UFTLivre”, dos professores José Expedito e Eduardo Cezari.

Conforme o regimento do processo eleitoral, as chapas deveriam ter sido registradas durante o dia 23. Nesta quarta-feira, 24, aconteceu a homologação das inscrições válidas e a previsão é que na próxima sexta-feira, 26, seja feita a homologação final das chapas aptas a participarem do processo.

O processo eleitoral para decidir a nova reitoria, é proposto por representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE/UFT), da Seção Sindical dos Docentes (Sesduft) e do Sindicato dos Técnicos Administrativos (Sintad/UFT).

Transparência

O Portal T1 Notícias procurou falar com o candidato a reitor, pela chapa UFTLivre, José Expedito, no entanto ele estava em uma reunião. Seu vice, Eduardo Cezari, conversou por telefone com o T1, e afirmou que uma das principais propostas da chapa é uma gestão transparente, o que ele disse não ver na gestão atual. “Temos três frentes de trabalho: transparência, gestão democrática e a recomposição da missão institucional. Esses três princípios estão sustentando todo nossa proposta que visam revitalizar nossos cursos de graduação” afirmou.

Segundo Cezari, após a homologação final das chapas, o seu grupo irá começar a fazer efetivamente a campanha pela eleição da UFTLivre. “Nós somos um projeto, e a partir disso, assim que a homologação sair na sexta-feira, nós vamos para a rua com a campanha efetivamente”, declarou.

O T1 Notícias tentou entrar em contato com a vice-reitora, Isabel Auler, no entanto, foi informado que ela está em viagem, e que por isso não estava com o telefone disponível.

Problemas na UFT

Alguns problemas na UFT tem sido motivo de constantes reclamações da comunidade acadêmica nos últimos tempos. Um deles é o mau cheiro causado por esgoto lançado no lago, como o T1 já noticiou

Outros problemas como falta de iluminação e segurança nos Campus, estruturais, como a biblioteca que em tempos de chuvas fica com infiltrações e ainda financeiros, devem ser discutidos durante esse processo eleitoral. 

Leia mais:

Serviços de limpeza e água mineral são suspensos na UFT por atraso em pagamentos 

Comentários (0)