Kátia abre feira Pronatec em Araguaína nesta 6ª: mil jovens devem ser atendidos

Programa tem R$ 11 milhões para este ano e deve capacitar 8 mil alunos em 2013 no Tocantins...

Senadora Kátia Abreu
Descrição: Senadora Kátia Abreu Crédito: Divulgação

A senadora Kátia Abreu, presidente da CNA/FAET/Senar, faz, nessa sexta-feira, dia 07, às 08h, a inauguração da sede do Pronatec Araguaína que pretende atender cerca de mil alunos da região. O evento acontecerá na Avenida Tibúrcio José Dantas, Lote 10, Quadra 7, no Setor Urbanístico.

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - Pronatec atendeu no ano passado cerca de 5 mil alunos no Estado e contou com a presença da presidente Dilma Rousseff em sua formatura. Para 2013, estão sendo investidos R$ 11 milhões e a meta é terminar o ano com 8 mil alunos formados, levando qualificação profissional gratuita e tecnologia aos jovens tocantinenses. A senadora Kátia Abreu decidiu criar regionais do Programa em Gurupi, Araguaina e no Bico do Papagaio.

O Pronatec é realizado após estudo da demanda da região para a formação das turmas. Na regional Gurupi, que atende 17 municípios, 64 turmas já foram pactuadas neste primeiro semestre, atendendo 960 alunos. Para participar do programa, os jovens devem estar matriculados na rede estadual de ensino e ter acima de 15 anos. No convênio com os CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, o Pronatec atende a população em geral, por indicação dos assistentes sociais que fazem o levantamento da demanda e na regional Gurupi atende cerca de 500 alunos.

A sede do Pronatec Araguaína beneficiará 25 cidades da região: Araguaína, Aragominas, Muricilândia, Tupiratins, Itapiratins, Brasilândia, Colinas, Juarina, Bernardo Sayão, Palmeirante, Bandeirantes, Arapoema, Pau D’arco, Nova Olinda, Goiatins, Campos Lindos, Barra do Ouro, Babaçulândia, Santa Fé do Araguaia, Carmolândia, Wanderlândia, Piraquê, Araguanã, Xambioá e Filadélfia.

Comentários (0)