Laboratório interrompe parte das análises em 4 hospitais por falta de pagamento

São 41 notas fiscais com valores em aberto, segundo ofício encaminhado aos hospitais comunicando a paralisação parcial da prestação dos serviços de análises clínicas...

Hospital Geral Público de Palmas
Descrição: Hospital Geral Público de Palmas Crédito: Bonifácio/T1Notícias

O Laboratório Centro de Medicina Diagnóstica (CMD) Gênesis interrompeu parte dos serviços prestados ao Governo do Estado por falta de pagamento.

 

O Portal T1 Notícias teve acesso à cópia de um ofício encaminhado pelo laboratório ao Hospital Geral de Palmas (HGP) no último dia 11 de novembro, comunicando que, devido o atraso nos pagamentos das faturas, sendo 41 notas ficais com valores pendentes e a transição de Governo que se aproxima, o Laboratório CMD decidiu reduzir o número de atendimentos aos pacientes ambulatoriais.

 

Conforme o documento, o Laboratório Gênesis somente fará coleta de amostras de internados cujas solicitações sejam de exame de rotina. O laboratório comunica, também, que serão analisados pontualmente os casos em que realmente se fazem necessários exames de maior complexidade.

 

O laboratório justifica, ainda, que a conduta de reduzir o atendimento foi tomada em vias de buscar uma estratégia para suprir as necessidades básicas de exames para os pacientes hospitalares e evitar, com isso, a paralização total do serviço de análises clínicas dessas unidades.

 

Além do HGP, o ofício é direcionado ao Hospital Maternidade Dona Regina (HMDR), Hospital Infantil de Palmas (HIP) e Hospital Regional de Porto Nacional (HRPN), onde o Laboratório CMD presta serviços.

 

A equipe do T1 tentou falar com o diretor administrativo do laboratório para saber os valores devidos, mas não houve sucesso.

 

Sesau diz que paga hoje

O Portal T1 Notícias contatou a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) para se pronunciar a respeito da situação. Em nota, a Sesau disse que irá pagar o prestador de serviço nesta quinta o valor de R$400 mil.

 

Confira a nota na íntegra:

 

Sobre os questionamentos enviados por este veículo de comunicação a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) esclarece que:

• Não faltarão profissionais médicos para atendimento da população tocantinense. Até o próximo dia 15 de novembro serão pagos os plantões extras para os profissionais de saúde, incluindo os médicos.

• Sobre os serviços de Laboratório do HGP, a Sesau informa que está realizando hoje, 13 de novembro, o pagamento de R$ 400 mil.

• A Secretaria informa ainda que está realizando todos os esforços para manter os hospitais abastecidos e todos os serviços em funcionamento, garantindo assim o atendimento da população. A Sesau orienta para os profissionais utilizarem os medicamentos e insumos padronizados pelo Sistema Único de Saúde, o que facilita a aquisição dos mesmos.

 

Comentários (0)