Licitações de obras pelo RDC é tema de mais um curso em Palmas

A GR Treinamento realizará em Palmas, entre os dias 19 e 21 de junho, a 4ª edição do curso RDC –Regime Diferenciado de Contratações.

Gildes Roman, consultor da GR Treinamentos
Descrição: Gildes Roman, consultor da GR Treinamentos Crédito: Divulgação

A GR Treinamento realizará em Palmas, entre os dias 19 e 21 de junho,  a 4ª  edição do curso RDC –Regime Diferenciado de Contratações.   Pioneira na disponibilização de um curso tratando exclusivamente de RDC, a empresa já realizou dois eventos destes em Palmas e um em Goiânia, no final do mês passado, e já tem outro agendado para Brasília, no final de agosto.

 

Cresce o interesse por RDC

 

Com a rápida disseminação do uso da nova modalidade nas licitações de obras pelas administrações municipais e estaduais e federais, a necessidade de capacitação de agentes públicos e privados tem crescido exponencialmente. “O evento realizado em Goiânia, contou com a participação de 18 servidores da Prefeitura de Anápolis, uma indicação de que até mesmo alguns gestores Municipais já entenderam o alcance e as vantagens do RDC”,  diz Geldes Ronan Passos, Consultor em licitações e & Contratos e diretor da GR Treinamento.

 

Oportunidade para as construtoras

 

Apesar de as construtoras ainda estarem bastante reticentes (e resistentes) em relação ao RDC, garante Geldes Ronan, que nessa modalidade, todos os participantes jogam com muito mais chances de virem a ser contratados. O grande diferencial começa pelo critério utilizado na contratação de remanescente de obra ou serviço.

Nas contratações pela Lei 8666, qualquer remanescente deve ser contratado pelas mesmas condições propostas pelo primeiro colocado na licitação, inclusive quanto aos preços, devidamente corrigidos.

No RDC, seja ele segundo, terceiro, quarto, ou enésimo colocado, pode ser contratado pelo preço e pelas condições que ele mesmo propôs.  Nas contratações convencionais: ou a empresa vence a licitação ou está definitivamente fora do processo, a menos que esteja disposta a contratar pelos preços e condições propostos pela primeira colocada.

Nas contratações pelo RDC: a empresa permanece no processo, jogando com a possibilidade de vir a ser contratada pelos preços e condições que propôs no certame.

 

Outro aspecto a se considerar: devido principalmente à desinformação e falta de pessoal capacitado para atuar no RDC, a maioria das empresas locais está se abstendo de participar desses certames. Dessa forma, multiplicam-se as chances de sucesso das que participarem. “Fugir não é a solução, pois parece que o RDC veio para ficar. Não se trata de uma experiência exclusiva dos brasileiros, mas de algo que já funciona na União Europeia e nos Estados Unidos”

Conclui Geldes Ronan.

 

O evento

 

O IV Curso RDC será realizado no Hotel Girassol Plaza (Pousada II) e tem inscrições abertas até amanhã, dia 14, sexta-feira. As inscrições são feitas exclusivamente no site www.gr1treinamento.com.br e mais informações podem ser obtidas pelo telefone (63) 3225 1417.

 

 

 

 

 

Comentários (0)