Marcos Musafir e prefeito de Dianópolis elaboram convite a médicos para o HRD

Após a justiça determinar que atendimentos no Hospital Regional de Dianópolis sejam regularizados, Musafir se reúne com prefeito de Dianópolis para discutir soluções

Musafir em reunião sobre problemas do HRD
Descrição: Musafir em reunião sobre problemas do HRD Crédito: Ascom Sesau

O secretário de Saúde do Estado, Marcos Esner Musafir esteve na última sexta-feira, 1º, em Dianópolis reunido com o prefeito do município, Reginaldo Rodrigues de Melo, para discutir problemas no Hospital Regional, que atende a população de Dianópolis e região. A iniciativa foi tomada após a justiça determinar que o Estado regularize os atendimentos no HRD. A Sesau esclareceu por meio de uma nota que foi elaborado um convite aos médicos que tenham interesse em compor o quadro do hospital, no entanto, não foi estabelecida nenhuma data para que os problemas sejam sanados.

 

Segundo a Secretaria de Saúde (Sesau), vem sendo empenhado esforços para “vencer dificuldades de contratação de médicos”.  A Sesau disse ainda que “é constante a busca por médicos que queiram permanecer atuando na unidade e que, desde 2015, 19 profissionais foram contratados para o hospital. Destes, 13 pediram demissão por razões de cunho pessoal.  Por este motivo, a Secretaria abriu um chamamento público para a contratação de mais profissionais”.

 

De acordo com a Sesau, foi definida também a realização de uma audiência pública prevista para os próximos dias para debater com a comunidade local, a pedido dos vereadores, alternativas para buscar soluções factíveis aos problemas enfrentados na Unidade.

 

Entenda

A justiça determinou que o Estado mantenha uma equipe de médicos, enfermeiros e técnicos para o atendimento de pacientes da emergência, durante 24 horas por dia ininterruptamente, e formação efetica de escalas e plantões dos serviços de Pronto Socorro e centro cirúrgico do Hospital Regional de Dianópolis.

 

A decisão foi do juiz Jossanner Nery Nogueira Luna, da 1ª Vara Cível da Comarca de Dianópolis que julgou procedente uma Ação Civil Pública (ACP) condenando o Estado do Tocantins . Em caso de descumprimento de cada item das determinações da sentença, o juiz fixou multa diária de R$ 2,5 mil e valor máximo de R$ 250 mil.

 

Na reunião realizada em Dianópolis, participaram vereadores do município e os deputados estaduais Ricardo Ayres e José Salomão. 

 

Confira nota da Sesau na íntegra:

 

Secretaria de Estado da Saúde

Nota de Esclarecimento

A Secretaria de Estado da Saúde tem empenhado esforços para ofertar melhoria para a assistência do Hospital Regional de Dianópolis (HRD) à população do município de Dianópolis e região, no que se refere à oferta de recursos humanos e para vencer as dificuldades de contratação de médicos.

É constante a busca por médicos que queiram permanecer atuando na unidade e que, desde 2015, 19 profissionais foram contratados para o hospital. Destes, 13 pediram demissão por razões de cunho pessoal.  Por este motivo, a Secretaria abriu um chamamento público para a contratação de mais profissionais.

Em reunião realizada na última sexta-feira, 1º de abril, definiu em conjunto com o prefeito de Dianópolis e comitiva composta por vereadores do município e os deputados estaduais Ricardo Ayres e José Salomão convite para que médicos do quadro funcional do município reforcem o quadro funcional do hospital. Na ocasião, foi definida também a realização de uma audiência pública prevista para os próximos dias para debater com a comunidade local, a pedido dos vereadores, alternativas para buscar soluções factíveis aos problemas enfrentados na Unidade.

Palmas - TO, 04 de abril de 2016.

Comentários (0)