Marlon e Neuton negam receber apoio de políticos em campanha para defensor geral

Marlon Costa diz que campanha é feita do próprio bolso e diz que Neuton Jardim exterioriza campanha. Já Neuton declara que encontro com Miranda foi para se apresentar como candidato a DPG...

Marlon e Neuton negam apoios
Descrição: Marlon e Neuton negam apoios Crédito: Jus Tocantins

A disputa para o cargo de Defensor Público Geral está mais acirrada com a proximidade do dia da eleição, 7 de novembro. De um lado ventila-se que Marlon Costa, atual defensor que tenta reeleição, estaria recebendo apoio do governador Sandoval Cardoso, que após eleição deve escolher o novo defensor independente do resultado. Do outro lado corre nos bastidores que seu concorrente, Neuton Jardim, está recebendo apoio do governador eleito Marcelo Miranda.

 

Em entrevista ao Portal T1 Notícias, Marlon Costa negou qualquer ligação nesta campanha com Sandoval Cardoso ou produção de material na mesma agência que fez a campanha do governador. “Não tem nenhum apoio. É uma campanha solitária. Temos 112 defensores e a campanha é realizada corpo a corpo, conversando com cada defensor, colocando minhas propostas. Não tem divulgação de material”, disse. 

 

Costa afirmou que o material até então produzido por ele, uma revista, foi paga com o próprio dinheiro. “São apenas 200 exemplares de uma revista que não esta sendo divulgada. Está sendo entregue pessoalmente para cada defensor. Eles recebem inclusive com dedicatória. É uma prestação de contas da minha gestão e eu tirei férias para dedicar tempo para a campanha”, explicou.

 

Promoção 

Sobre o edital nº209 publicado no Diário Oficial do Estado, que torna pública a existência de vagas para fins de promoção em seis comarcas da DPE pelo Estado, o defensor-geral disse que este é um processo normal de desdobramento da sequência de remoções. “É preciso que se façam várias remoções e até que a última remoção para essas vagas não tenha interessados, se publica esse edital que não é para promover, mas para divulgar que essas vagas estão abertas para um concurso futuro de promoção”, disse ao defender que isto não desequilibra a disputa para o cargo de defensor geral.

 

Exteriorização 

O atual defensor público geral afirmou que vê com “perplexidade o fato de o adversário tentar externalizar uma campanha interna. Lamento que o candidato adversário tente levar a campanha para o lado partidário”.

 

Por fim, Marlon Costa declarou que nunca politizou nenhum voto enquanto defensor para não influenciar ninguém: “mesmo porque isso acabaria trazendo certo desconforto interno. A DPE nunca se envolveu em campanha político-partidária. Tanto que o atual governador sequer visitou a DPE. Outros foram lá pedir votos”, disse.

 

Relação cordial

O adversário do atual defensor, Neuton Jardim, afirmou que sua relação com Marcelo Miranda é apenas de cordialidade e que esteve com ele em audiência realizada pela deputada estadual Josi Nunes e o defensor público Kita Maciel, a seu pedido, "com o objetivo único e específico em apresentar-se como candidato a DPG, bem como apresentar as propostas de campanha do referido candidato", garante a assessoria do candidato, em nota.

 

Neuton Jardim afirmou que não há qualquer apoio financeiro de Marcelo Miranda e, no encontro, tratou com o governador eleito do atendimento a demandas pertinentes ao bem comum, como aprovação orçamentária, autorização para concurso público e parcerias que beneficiem a sociedade atendida pela DPE. "Neste sentido, foi solicitado ao Governador eleito, apoio unicamente pertinente às futuras demandas da DPE, da qual Marcelo Miranda demonstrou deferência à Entidade, e sinalizou positivamente a um diálogo que resulte em ações que melhorem a qualidade de vida das pessoas como um todo".

 

O candidato Neuton Jardim assegurou que está na disputa pela terceira vez por "acreditar em um ideal para a Instituição, para resgatar a credibilidade da DPE e para centrar em ações que focam no porquê da Instituição existir: as pessoas carentes".

 

(Atualizada às 17h40 com correção)

 

Comentários (0)