Médicos cubanos seguem para Araguaína, Araguatins, Itacajá e Formoso

Quatro ficaram em Palmas, enquanto seis seguem para Araguaína, dois para Araguatins e outros dois para os polos de saúde indígena de Itacajá e Formoso do Araguaia...

Médicos em acolhimento
Descrição: Médicos em acolhimento Crédito: Divulgação

O período de acolhimento aos 14 médicos cubanos da equipe do Programa Mais Médicos que chegaram ao Tocantins na segunda-feira, 28, se encerrou e nesta sexta-feira, 1º, eles seguem  para os locais onde vão atuar. Quatro ficaram em Palmas, enquanto seis seguem para Araguaína, dois para Araguatins e outros dois para os polos de saúde indígena de Itacajá e Formoso do Araguaia.

Nessa quinta-feira, 31, os municípios que receberão o reforço, tiveram os primeiros contatos com os profissionais que atuarão na atenção básica da saúde. O encontro, que encerrou a semana de acolhimento dos profissionais de Cuba, contou com a participação de secretários e coordenadores da saúde dos municípios envolvidos.

Araguaína é a cidade que receberá o maior número de médicos estrangeiros nesta etapa. O médico Yulimet Cabrera, que atuará na cidade, está otimista para o início dos atendimentos: “Eu quero trabalhar com muito amor, seguindo os princípios de universalidade, integralidade, equidade, para melhorar os indicadores da saúde da população, melhorar seu estado de saúde”, disse.

O Diretor da Atenção Básica da Saúde de Araguaína, Osmar Negreiros, acredita que a atuação dos profissionais do Mais Médico pode trazer mais humanização aos atendimentos médicos nas unidades de saúde. “Nossa expectativa é a de que esses médicos venham fortalecer o que é a obrigação dos municípios no serviço de saúde que é a atenção básica, com ações de promoção e prevenção, colaborando com uma equipe mais completa no sentido de atuação”, conta o diretor.

Os médicos do programa atuarão como médicos bolsistas. Eles trabalharão 32 horas e estudarão durante 8 horas, realizando pesquisas de campo, o que se caracteriza como uma atividade de ensino e serviço.

Acolhimento

Aos profissionais cubanos, foram apresentadas durante a semana as ações da saúde no Estado e em cada município onde as equipes irão atuar no atendimento primário. Entre os dias 29 a 31, os médicos tiveram seu primeiro contato com a realidade da saúde no Estado e municípios, quando foram apresentadas a eles as ações da saúde.

Sobre a semana de acolhimento, a Coordenadora das Áreas Estratégicas da Saúde, Maiana Rodrigues , explicou que a programação foi organizada pela pré-comissão estadual do programa Mais Médicos. “Essa semana, não foi uma semana de capacitação, apenas quisemos mostrar a estrutura e o funcionamento de saúde do nosso Estado e do Distrito Sanitário Especial de Saúde Indígena”, ressaltou.

 

Comentários (0)