MPE requer que o Estado regularize abastecimento de frascos de aspiração no HRA

A promotoria requer à Justiça que seja dado ao secretário estadual de Saúde o prazo máximo de 24 horas para promover a regularização do abastecimento no Hospital

Hospital Regional de Araguaína
Descrição: Hospital Regional de Araguaína Crédito: Foto: Divulgação

Visando evitar a ocorrência de infecção hospitalar no Hospital Regional de Araguaína (HRA), o Ministério Público Estadual (MPE) peticionou em autos de Ação Civil Pública (ACP) que o Governo do Estado regularize, de imediato, o abastecimento de frascos de aspiração de secreção utilizados no Hospital.

 

De acordo com o MPE, a Promotora de Justiça Araína Cesárea D’Alessandro ressalta, na petição, que recebeu ofício, nesta terça-feira, 5, do setor de controle de infecção hospitalar do Hospital informando a ausência do material e comunicando que na sala vermelha, os frascos para realização do procedimento de aspiração dos pacientes estão sendo compartilhados. O ofício ainda aponta que, nas alas assistenciais, a aspiração, quando necessária, está sendo realizada mediante conexão do vácuo, diretamente da rede de O2, por falta de material, podendo contaminar toda a rede hospitalar.

 

“Os procedimentos estão em desconformidade com as Medidas de Prevenção de Infecção Relacionadas à Assistência à Saúde/ANVISA-2013, prejudicando a efetividade e eficiência das ações e serviços de saúde prestados pelo HRA”, enfatiza a promotora, que requer à Justiça que seja dado ao secretário estadual de Saúde o prazo máximo de 24 horas para promover a regularização do abastecimento no Hospital.

 

Em nota enviada ao T1 Notícias, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou que já solicitou a compra dos frascos de aspiração de secreção para o Hospital Regional de Araguaína, “mas está com dificuldades devido à falta do produto no mercado estadual, obrigando a busca em outros estados. A Sesau já entrou em contato com os fornecedores que garantiram nos próximos dias efetuar a entrega do produto”.

 

(Atualizada às 9h59 - Com informações da Ascom/MPE)

Comentários (0)