Paciente com suspeita de Coronavírus em Porto tem teste positivo para Influenza A

Ele segue internado em Porto Nacional. Teste confirmatório para descartar suspeita do Coronavírus será realizado pela Fundação Oswaldo Cruz/Fiocruz-RJ.

Crédito: Reprodução

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que os primeiros resultados dos exames de laboratório feito no paciente alemão, que deu entrada no Hospital Regional de Porto com suspeita de infecção pelo coronavírus (2019-nCoV), na última sexta-feira, 31, deu a presença do Vírus da Influenza A, na amostra recebida. 


 

Por meio das Superintendências de Unidades Hospitalares Próprias e Vigilância em Saúde, a Ses notifica, ainda, que o caso de Síndrome Respiratória Aguda no paciente oriundo da Alemanha continua sendo monitorado pelo CIEVS – Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do Tocantins, e que segundo boletim médico foi atualizado em 02/02/2020, o mesmo está evoluindo bem, estável e sem alterações ao exame clínico.


 

O teste foi realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (LACEN-TO), que liberou o primeiro resultado na tarde de ontem, 2. Exames complementares para a identificação do subtipo da Influenza estão sendo realizados.


 

Ainda conforme a Secretaria da Saúde, este resultado não implica na confirmação ou descarte da suspeita do Coronavírus, que depende agora de análise realizada em laboratório de referência (Fundação Oswaldo Cruz/Fiocruz-RJ), indicado pelo Ministério da Saúde (MS).


 

“Ressaltamos que o paciente continua sendo assistido pela equipe do Hospital Regional de Porto Nacional (HRPN) e recebendo os cuidados necessários de acordo com os protocolos definidos pelo MS” completa.


 

Entenda o caso


 

A suspeita de infecção pelo coronavírus (2019-nCoV) recaiu sobre um cidadão alemão de 33 anos, que chegou ao Tocantins, vindo de São Paulo, na sexta-feira (31), após ter saído de Frankfurt. Após sentir sintomas semelhantes ao do novo vírus, ele foi internado no HRPN, onde está desde então sendo monitorado. 

 

A SES esclarece que o monitoramento do paciente está sendo feito de acordo com os protocolos do Plano Estadual de Contingência elaborado, com base nas diretrizes nacionais e internacionais, especificamente desenvolvidas para o enfrentamento dos possíveis casos suspeitos do Coronavírus no Tocantins.

Comentários (0)