Participantes do Rondon Tur reclamam de atraso nas diárias: Semades contesta

Participantes do Projeto Rondon Tur, edição 2014, procuraram o Portal para relatar que estão com as diárias atrasadas. Secretaria diz que pagamentos seguem tramites burocráticos normais

Participantes assinaram Termo em capacitação
Descrição: Participantes assinaram Termo em capacitação Crédito: Fernando Alves

Participantes do projeto Rondon Tur entraram em contato com o Portal T1 Notícias para relatar que estão com o pagamento das diárias atrasado. O projeto inscreveu em todo Estado, acadêmicos, professores e técnicos da UFT e IFTO para desenvolverem ações de conscientização ambiental nas praias durante a temporada de verão, que aconteceu no mês de julho deste ano.

 

De acordo com um dos participantes que pediu para não ser identificado, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades) concedeu uma reunião de treinamento, na qual os servidores da pasta explicaram sobre a estrutura do projeto, os materiais utilizados, direitos e deveres dos participantes e ainda sobre a ajuda de custo que seria disponibilizada nos finais de semana, para custeio das necessidades dos envolvidos.

 

“A UFT cumpriu sua responsabilidade concedendo o transporte e disponibilizando técnicos e professores para a coordenação das equipes. Mas, a Semades ainda não disponibilizou sequer as diárias do primeiro final de semana [18, 19 e 20 de julho]. Todos os envolvidos desembolsaram seus recursos financeiros particulares para o custeio dos três finais de semana, só que até o momento nenhuma informação concreta e coerente sobre o nosso pagamento nos foi dada”, declarou um dos participantes.

 

Secretaria nega atraso

Por meio de nota enviada ao Portal T1, a Semades afirmou que todos os participantes do projeto Rondon Tur 2014 assinaram um termo de compromisso no qual consta a informação sobre o prazo para pagamento das diárias.

 

Segundo a Semades, ficou acordado, entre a pasta e os participantes, que o pagamento seria feito após o fim de semana de participação do Projeto, e que obedeceria aos trâmites burocráticos do Estado.

 

Ainda de acordo com o Órgão, os pagamentos já começaram a ser disponibilizados e obedecem a uma ordem estabelecida pela própria Secretaria.

 

 

Confira a íntegra da nota que a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável 

 

Nota

A Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades) esclarece que todos os 300 participantes do projeto Rondo Tur Ambiental assinaram o Termo de Compromisso dando ciência do Guia do Agente Ambiental que, dentre outros aspectos, deixou bastante explicito a informação de que “O pagamento das diárias será feito após o fim de semana de participação no projeto, no prazo mais rápido possível aos trâmites burocráticos do Estado” (página 4, destacado de vermelho).

 

O processo corre dentro da normalidade de prazos, considerando o volume do mesmo - mais de 1.600 páginas, com cópias dos RG, CPF, comprovante de escolaridade, conta bancária e termo de compromisso de cada um dos 300 participantes-; e considerando as demais demandas atendidas diariamente pela Secretaria Estadual da Fazenda, responsável pela liberação dos pagamentos em questão.

 

Nesta última terça-feira, 5, foi executado o pagamento das diárias dos servidores que atuaram como coordenadores regionais e de equipes do Rondon Tur Ambiental, nas 10 praias atendidas neste ano e que meia noite deve ser depositado em conta. A informação poderá ser verificada no Portal da Transparência. No decorrer dessa semana será executado o pagamento das diárias dos demais membros das equipes, ou seja, dos alunos e professores que atuaram como agentes ambientais. E possivelmente na próxima semana, as demais diárias, referente ao segundo e terceiro final de semana de ação do Rondon Tur também serão quitadas.

 

A Semades considera estranho e inapropriado o tom de denuncismo dos reclamantes, uma vez que todos os envolvidos no Projeto Rondon Tur Ambiental estavam cientes dos tramites do processo e tudo o que o envolve.

 

Comentários (0)