Prefeitura dá exclusividade a empresa de empréstimos consignados sem licitação

Decisão provocou controvérsia e prejudica cerca de 200 correspondentes bancários existentes no município. Prefeitura alega que não há necessidade de licitar o serviço.

A contratação da empresa Jemp, de Goiânia, para atuar com exclusividade na intermediação de empréstimos consignados junto aos servidores públicos municipais de Araguaína tem causado controvérsia no município.

A empresa foi contratada sem licitação e terá acesso a todo o cadastro dos servidores públicos municipais para concessão dos empréstimos. De acordo com informações repassadas ao Portal T1 Notícias,  por uma fonte que solicitou para ser preservada, com esta decisão cerca de  200 correspondentes bancários existentes no município terão de fechar as portas.

De acordo com o chefe de gabinete do prefeito Ronaldo Dimas, Wagner Rodrigues, a licitação nestes casos não é necessária, uma vez que não se trata de uma contratação e sim de um “termo de cooperação técnica” entre a Prefeitura e a empresa para a utilização do software. “Não vai ter nenhum custo para a Prefeitura”, justificou, Wagner.

Segundo o chefe de gabinete, a concessão empréstimos consignados - aqueles com desconto em folha do servidor - estão suspensas desde o início da atual administração. “Na gestão passada houve um descontrole na concessão de empréstimos, o que causou alto índice de endividamento dos servidores”, afirmou.

O chefe de gabinete informou também que, em função do alto índice de endividamento dos servidores foi ampliado o prazo para pagamento dos empréstimos de 60 para 120 meses. Estimativas de empresas que atuam no setor em Araguaína é que são movimentados em torno de R$ 5 milhões em empréstimos consignados apenas para servidores.

 

Comentários (0)