Primeiro caso de Chikungunya é confirmado por laboratório; Sesau investiga

Um laboratório particular confirmou o caso, que pode ser o primeiro, de febre Chikungunya em Palmas. José Orlando Bezerra foi diagnosticado com a doença e a Sesau vai confirmar por laboratório oficial

Exame confirma febre Chikungunya
Descrição: Exame confirma febre Chikungunya Crédito: Arquivo pessoal

O primeiro caso da febre Chikungunya em Palmas foi confirmado por um laboratório particular no dia 28 de maio. José Orlando Bezerra informou ao T1 Notícias que sente os sintomas da febre desde o dia 3 de abril e após o exame suas suspeitas foram confirmadas. A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) informou que o caso ainda é uma suspeita e precisa ser confirmado pelo laboratório de referência do Estado.

 

“Estava tudo bem, fui à academia e no dia fiz uma aula mais pesada. Quando terminei fui para casa e à noite viajei para Araguaína. Na estrada já comecei a sentir as dores nos tornozelos e punhos”, relatou José Orlando, ao destacar que apesar de ter a rotina da prática de exercícios, como havia se esforçado mais fisicamente, pensou que as dores fossem ocasionadas por esse motivo.

 

Ele relatou ainda que na noite do dia 3 de abril chegou a sentir febre, mas também acreditava ser pelos exercícios. “Na terça-feira [7 de abril] fui ao pronto socorro pois além das dores nas articulações apareceram erupções na pele. Fiquei todo manchado”, disse.

 

Diante das manchas, José Orlando informou que os médicos realizaram o exame para dengue, que deu negativo. “Depois disso fiz mais de 80 exames. Tomei remédios fui ao ortopedista, reumatologista e não dava nada. Até insisti para os médicos pedirem o exame da Chikungunya e de pronto me disseram que aqui não tinha casos disso e não era”.

 

O diagnóstico

José Orlando relatou que no dia 15 de maio finalmente conseguiu realizar o exame e foi informado que em 30 dias ficaria pronto. “Na quinta-feira [28 de maio] me ligaram do laboratório às seis da manhã informando que o exame tinha dado positivo para Chikungunya e logo em seguida notifiquei a Secretaria Estadual de Saúde, para que as providências sejam tomadas”, relatou.

 

Em sua entrevista ao T1, José Orlando informou que fez o exame particular e que custou cerca de R$ 800. “Tenho plano de saúde, mas ele não cobre esse exame”, disse.

 

Providências da Sesau

Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) informou que “embora haja laudo positivo preliminar, ainda está sob investigação o caso de José Orlando Bezerra, que tem apresentado sintomas parecidos com o da doença Chikungunya”.

 

Segundo as informações da Secretaria, é preciso que o laboratório de referência do Estado realize o exame para que o diagnóstico seja confirmado. “Já foi coletada amostra do paciente e esta encaminhada ao laboratório de referência para análise”, consta na nota, mas José Orlando informou ao Portal que a coleta devia ter acontecido na sexta, 29, mas não foi possível tendo em vista que ele não conseguiu se deslocar devido as fortes dores que sentia.

 

Consta ainda na nota, que “a Sesau, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde de Palmas, está acompanhando o caso, inclusive uma equipe do Município já esteve na residência do morador realizando ações de eliminação de focos e borrifação”.

 

Sintomas

Febre e dor nas articulações, nas costas e de cabeça são os principais sintomas da febre Chikungunya e os pacientes podem apresentar ainda fadiga, erupções na pele, náuseas, vômito e dores musculares, eles se assemelham bastante aos percebidos quando se está com dengue.

 

“É muita dor, parece que as juntas estão cristalizadas. Perdi 90% da habilidade da minha perna esquerda e os punhos, tornozelos e joelhos estão inchados”, relatou José Orlando.

 

Na oportunidade ele falou que uma vizinha também apresenta os sintomas similares aos que sente e afirmou que conhece um caso na região dos Aurenys que pode ser semelhante à doença.

 

Tratamento

Por se tratar de uma doença nova, ainda não há um tratamento específico para a Chikungunya e o Ministério da Saúde orienta que para evitar que a transmissão aconteça é necessário que se mantenha o paciente protegido por um mosquiteiro, quando estiver em estado febril, para evitar que seja picado pelo mosquito Aedes aegypti, fique infectado e a transmissão se alastre.

 

Prevenindo

A melhor forma de evitar o contágio pela doença é a prevenção e as medidas a serem tomadas pela sociedade são as mesmas para evitar a dengue, já que o mosquito Aedes aegypti é o transmissor.

 

Evitar o acúmulo de água em pneus, vasos de plantas, garrafas, poças no quintal, e em qualquer outro recipiente que possa servir para o mosquito colocar seus ovos e reproduzir é a principal forma de prevenir a doença. 

 

Comentários (0)