Operadoras de telefonia lideram o ranking de empresas que mais geraram reclamações de consumidores em 2015, comandadas pela Brasil Telecom S/A (Oi), telefonia fixa e celular, com 842 processos administrativos instaurados. As informações são do Cadastro Estadual de Reclamações Fundamentadas, disponibilizadas no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec). Confira a lista completa aqui.
O ranking traz uma lista com as dez empresas ou grupos empresariais que geraram maior número de reclamações fundamentadas – isto é, maior número de casos nos quais as demandas dos consumidores não foram solucionadas na etapa inicial dos atendimentos e, portanto, foram transformadas em processos administrativos.
Ao fazer esta divulgação, o Procon Tocantins cumpre as disposições do artigo 44 do Código de Defesa do Consumidor ( CDC) e auxilia os consumidores na escolha dos fornecedores de produtos e serviços.
Mais reclamadas
1º-Brasil Telecom Celular S/A (Oi-Brasil Telecom-tel celular) – 444 reclamações
2º-Brasil Telecom Celular S/A (Oi-Brasil Telecom-telefonia fixa) – 398 reclamações
3º-Nosso Lar-Lojas de Departamento Ltda -309 reclamações
4º-Americel S/A (Claro) -190 reclamações
5º-Semp Toshiba Amazonas S/A -178 reclamações
6º-Samsung Eletrônica da Amazônia Ltda -171 reclamações
7º-Energisa Tocantins Distribuidora de Energia S/A-159 reclamações
8º-Novo Mundo Móveis e Utilidades Ltda -145 reclamações
9º-Nosso Lar- Rodrigo Bravo & Irmãos Ltda -138 reclamações
10º-CCE da Amazônia-CEMAZ Ind. Elet. da Amazonia S/A-124 reclamações
(Com informações do Procon/TO)
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