A Fundação Universidade do Tocantins (Unitins) apresentou nesta quarta-feira, 16, os números referentes à instituição nos relatórios da Ouvidoria Geral do Estado. As reclamações caíram 92% em 2015 – quando a universidade passou a ter nova gestão – em relação a 2014. Os dados reforçam o empenho da universidade na resolução dos problemas acadêmicos para os estudantes.
Em 2014, foram registradas 1466 reclamações e em geral os assuntos demandados diziam respeito à gestão pedagógica. Os principais tópicos foram a dificuldade no acesso a documentos, a demora no atendimento pelo sistema I-Protocolo e a dificuldade de acesso às notas.
Em 2015 com uma nova política de gestão foram 116 reclamações, ou seja, um número 92% menor que o ano anterior. Para o ouvidor da Unitins, Fernando Machado Gontijo, o resultado representa o esforço do trabalho de vários setores da instituição e não apenas da Ouvidoria da universidade. “O mérito é da gestão porque preocupou-se em resolver esses problemas e adotou medidas como a descentralização nas decisões, deu mais autonomia para as pró-reitorias e assim as respostas hoje são dadas de forma mais rápida”, comentou Fernando.
O ouvidor também lembrou que quando um estudante aciona a Ouvidoria isso já significa o limite antes de uma ação jurídica. “Podemos dizer que é a última instância para resolver o problema dentro da própria universidade, por isso, quando a demanda chega até nós, fazemos o possível para resolver”.
Nos dados gerais dos relatórios da Ouvidoria Geral do Estado, em 2014 a Unitins era o segundo órgão estadual com o maior número de reclamações. Em 2015, as 116 reclamações significaram a décima posição neste ranking indesejado.
A Ouvidoria da Unitins fica na sede administrativa, em Palmas, e também atende pelo telefone (63) 3218-2941.
Dia do Ouvidor
Desde 2012, pela Lei 12.632, no dia 16 de março é comemorado no Brasil o Dia do Ouvidor. A data foi escolhida porque neste dia no ano de 1995 foi criada a ABO (Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman), em João Pessoa, na Paraíba.
Para marcar a data na Unitins, a reitora Elizângela Glória Cardoso entregou para o ouvidor Fernando Machado Gontijo uma moção de aplauso recebida do município de Juara/MT devido aos relevantes serviços prestados pela Ouvidoria da universidade.
A reitora destacou que esse reconhecimento é mais uma demonstração que o trabalho vem dando resultado. "Atribuímos esse sucesso aos profissionais da Unitins que se dedicam diariamente para atender bem nossos acadêmicos, que são a razão de ser desta instituição e, também, ao governador Marcelo Miranda, que abraçou a universidade desde o primeiro momento da sua gestão", disse a reitora.
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