Saiba como funciona o vestibular UAB/Unitins: quase mil vagas abertas

No Tocantins, diferente da grande maioria das universidades brasileiras credenciadas ao Sistema UAB, a Unitins fortalece o ensino a distancia disponibilizando web aulas para todos os cursos

Silvanis Borges, coordenadora adjunta UAB/Unitins
Descrição: Silvanis Borges, coordenadora adjunta UAB/Unitins Crédito: Ascom

Mais de 950 vagas para cursos superiores gratuitos estão sendo ofertadas no Tocantins por meio do Vestibular UAB/Unitins, que está com inscrições abertas até o dia 14 de janeiro. O certame selecionará interessados para os cursos de Pedagogia, Letras, Computação e Administração Pública, distribuídos (ver tabela abaixo) em dez polos sediados nos municípios de Alvorada, Araguatins, Cristalândia, Dianópolis, Guaraí, Mateiros, Nova Olinda, Palmas, Porto Nacional e Taguatinga. 

A Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um sistema integrado por universidades públicas, que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância.

No Tocantins, diferente da grande maioria das universidades brasileiras credenciadas ao Sistema UAB, a Unitins fortalece o ensino a distancia disponibilizando web aulas para todos os cursos.

“Como temos um estúdio e vídeo gravamos as aulas e postamos na plataforma. É um grande diferencial, pois nas outras universidades os alunos têm acesso somente aos textos”, diz a pró-reitora de Graduação da Unitins, Denise Sodré Dorjó. 

Qualquer pessoa que tenha concluído o ensino médio ou equivalente na forma de Lei poderá cursar umas das licenciaturas da UAB/Unitins. Para ter acesso aos cursos ofertados para a demanda social e professores da rede pública de ensino, o interessado deverá ser aprovado no processo seletivo organizado pela Fundação Universidade do Tocantins (Unitins), que aplicará a prova no dia 19 de janeiro, nos municípios que sediam os polos da UAB/Unitins. As inscrições podem ser efetivadas no site da Unitins (www.unitins.br) mediante o pagamento de uma taxa de R$ 60,00.

 

Como os cursos são ofertados

A coordenadora adjunta da UAB/Unitins, Silvanis Borges, explica que no momento da matrícula o aluno aprovado recebe uma senha individual para acessar o ambiente virtual Educ@, onde serão disponibilizadas as aulas.

“Postamos uma aula por semana, totalizando sete aulas por trimestre para cada disciplina. O aluno pode assistir quantas vezes quiser, em casa ou no polo da UAB/Unitins”, diz a coordenadora.

Silvanis conta ainda que os polos são estruturados com computadores, ar-condicionado, tutores presenciais com formação na área do curso e coordenadores preparados para atender o aluno. As avaliações são presenciais e acontecem a cada três meses, sendo uma apresentação de seminário avaliativo e uma prova escrita.

“Os alunos participam ainda de fóruns virtuais, recebem material didático impresso e acessam textos complementares das disciplinas na plataforma Educ@”, completa Silvanis.

 

Professores da rede pública

Das vagas disponíveis para os cursos de Pedagogia, Letras e Administração Pública, em cada polo, 50% são disponibilizadas aos professores da rede pública. Para o curso de Licenciatura em Computação, nos polos de Cristalândia, Dianópolis e Nova Olinda, 20 vagas serão disponibilizadas aos professores da rede pública. 

Para as vagas disponibilizadas aos professores, o vínculo com órgão público de Ensino deve ser comprovado no ato da matrícula. Não havendo candidatos para suprir as vagas destinadas a professores, elas serão disponibilizadas aos candidatos de livre concorrência aprovados e classificados.

 

Polos, cursos e número de vagas

Alvorada: Pedagogia, 50 vagas, e Letras, 50.

Araguatins: Pedagogia, vagas 50, e Letras, 40.

Cristalândia: Pedagogia, 50 vagas, e Computação, 35.

Dianópolis: Pedagogia, 50 vagas, Letras, 40, e Computação, 35.

Guaraí: Pedagogia, 50 vagas, e Letras, 50.

Mateiros: Pedagogia, 50 vagas, e Administração Pública, 50.

Nova Olinda: Pedagogia, 50 vagas, e Computação, 35.

Palmas: Pedagogia, 45 vagas, e Letras, 40.

Porto Nacional: Pedagogia, 50 vagas, e Letras, 40.

Taguatinga: Pedagogia, 50 vagas, e Letras, 50.

 

Saiba onde ficam os polos

Alvorada – Av. Peixe nº 7, Centro, complemento: Jorge Figueiras

Ananás- Praça da Bandeira/Rua João Batista. S/nº Centro. Complemento: Escola Municipal João Dias Borges

Araguacema - Rua Rui Barbosa  S/Nº Centro

Araguatins - Rua 06 S/Nº  - Nova Araguatins  Complemento: Centro de Ensino Médio Antonia Milhomem

Cristanlândia - Avenida: Dom Jaime Antonio Schuck Nº 2.600 Centro Complemento: Prédio 

Dianópolis - Praça Aurelio Antonio Araujo Nº 02- Centro

Guaraí - Avenida Tocantins  N° 3113 Setor Vanderlindo

Mateiros - Avenida Maranhão S/Nº Centro . Complemento: Escola Municipal Estefânio  Telles Chagas

Nova Olinda - Avenida Bernardo Sayão, Q – 162, Nº 22.636 Centro . Complemento: Setor Central – as margens da BR 153

Palmas – Quadra 206 Norte, Av: LO 04 Nº 04. Plano Diretor Norte

Porto Nacional - Rua Getúlio Vargas – Centro. Complemento: Esquina com a Rua Bartolomeu Bueno

Taguatinga - Rua 11 Quadra 32 L01 – Setor Norte

 

Comentários (0)