Saúde debate aquisição de medicamentos pelo Consórcio da Amazônia Legal

Técnicos da SES participam do Encontro, em Belém do Pará, junto com representantes de outros nove estados da Amazônia Legal

Equipe do Tocantins presente no evento
Descrição: Equipe do Tocantins presente no evento Crédito: Divulgação Saúde

O Estado do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), está sendo representado pela Diretoria de Assistência Farmacêutica, na 1ª Reunião Ordinária da Assembleia Geral do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal, no âmbito do 20º Fórum de Governadores, realizado nos dias 11 e 12, na cidade de Belém, no Pará.

 

Durante a agenda governamental está em discussão, na Câmara de Saúde, as “Compras compartilhadas em Saúde”, que consistem na primeira aquisição conjunta de medicamentos pelos noves estados associados ao Consórcio Norte de aquisição de medicamentos do componente especializado.

 

No total, 37 itens de medicação do componente especializado da Assistência Farmacêutica serão comprados junto com os outros Estados. Para oficializar o projeto, o Estado do Tocantins, bem como os outros entes federativos realizaram um levantamento prévio das medicações a serem adquiridas e cada região incluiu o seu quantitativo, para a aquisição por meio do consórcio. “Esse formato de compra será de grande valia para o abastecimento de medicamentos dos Núcleos de Assistência Farmacêutica do Tocantins”, enfatizou a diretora de Assistência Farmacêutica do Tocantins, Kédma Maria Carneir.

 

 “Com a compra realizada desta forma os Estados brasileiros percebem de imediato, dois benefícios: o primeiro é que em uma compra em grande volume, como esta, não iremos correr  o risco de ter durante o processo licitatório, um resultado deserto ou fracassado, que causa desabastecimento e onera os processos de compras; o segundo é que cada estado terá uma economia de pelo menos 18%”, completou a diretora.

 

O Consórcio adota o modelo de compra centralizada para atender a necessidade anual da medicação pelos Estados participantes. Além de Tocantins fazem parte os Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Roraima.  
 

Comentários (0)