Semades distribui Manual de Elaboração de Projetos para prefeitos

Informativo lançado pela Secretaria também contém instruções de captação de recursos. O evento segue nesta tarde de segunda-feira, 12, no auditório do Palácio Araguaia

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades) lançou na manhã desta segunda-feira, 12, na abertura do I Encontro de Gestores Municipais de Meio Ambiente do Tocantins, o Manual de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos. O evento, que acontece no Auditório do Palácio Araguaia, contou com a participação de 115 gestores municipais de meio ambiente, além de técnicos de diversos órgãos federais, estaduais e municipais.

De acordo com o secretário da pasta, Alan Barbiero, o Manual visa orientar os gestores e a comunidade nos procedimentos de elaboração de projetos para a área ambiental. “É mais uma contribuição do Governo do Estado para o desenvolvimento sustentável dos municípios tocantinenses” destacou.

O lançamento marca uma nova etapa de aproximação do Estado com os municípios, onde a Semades promoverá capacitações para as equipes das prefeituras municipais e sociedade civil, voltadas para a captação de recursos. “Com essa ação, estamos consignando aos municípios as condições necessárias para que acessem às diversas fontes disponíveis de financiamento de projetos e, com isso, fortaleçam as políticas públicas ambientais”, explicou. Todos os participantes do encontro receberam o manual.

Na palestra de abertura do Encontro, o secretário Alan Barbiero ressaltou os principais projetos e programas dos órgãos ambientais do Estado voltados para o desenvolvimento sustentável dos municípios. Dentre eles o Cadastro Ambiental Rural (CAR), o ICMS Ecológico, a informatização da emissão de licenças ambientais, o desenvolvimento dos pólos de produção sustentáveis, o combate às queimadas e a estruturação dos Comitês de Bacias Hidrográficas.

 

Programação

A programação continua na parte da tarde, com palestras sobre Piscicultura, Programa de Gestão Ambiental para os Municípios, Comitês de Bacias Hidrográficas e ICMS Ecológico.

 

Comentários (0)