Seminário para Cooperação Amazônia Legal-Espanha acontece no Palácio

Ontem o ministro espanhol Miguel Árias revelou que a Espanha tem interesse em compartilhar sua experiência em projetos para melhorar o rendimento aqui no Estado.

O Governo do Estado realiza nessa sexta-feira, 1, o Seminário de Desenvolvimento Sustentável para a Cooperação Tocantins-Espanha, no Palácio Araguaia. Durante o Seminário serão apresentadas as potencialidades econômicas do Tocantins e da Amazônia Legal na área ambiental, produção agropecuária, infraestrutura e atividade industrial para possíveis investimentos e parcerias do Governo Espanhol e de empresas hispânicas.

 

Ainda durante o evento serão apresentados, por parte da comitiva espanhola, a experiência da Espanha nessas áreas, enfatizado as soluções tecnológicas para ampliar o rendimento do setor produtivo e da gestão pública.

 

No final da tarde de ontem, 31, o governador Siqueira Campos e secretários de estado receberam a Comitiva Oficial da Espanha liderada pelo Ministro da Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente, Miguel Árias Cañete. Integram a comitiva o embaixador da Espanha no Brasil, Manuel de La Cámara Hermoso, o presidente da Tragsa, Miguel Gimenez Córdoba, empresa pública espanhola que já está instalada no Tocantins, conselheiros da Embaixada e mais de 15 empresários espanhóis dos mais diversos setores.

 

Em entrevista coletiva, o ministro espanhol Miguel Árias Cañete revelou que a Espanha tem interesse em compartilhar sua experiência em projetos para melhorar o rendimento das plantações, desenvolvimento de infraestrutura, gestão de recursos hídricos, eficiência energética e desenvolvimento de sistemas administrativos. “A Espanha tem enorme experiência em preparar administrações para lançar projetos com a iniciativa privada”, declarou.

 

Também na coletiva, o governador Siqueira Campos demonstrou entusiasmo com a visita dos espanhóis dizendo que as parcerias vão ter repercussões na vida econômica e no desenvolvimento social o Estado. “O Tocantins passará a ter mais condições de se integrar com outros estados através do melhoramento das suas vias (de transportes), obras públicas, educação e agricultura”, pontuou.

 

A programação completa do Seminário pode ser conferida através desse link.

 

Luiz Melchiades (Ascom/Semades)

Comentários (0)