Sesau confirma duas mortes por Influenza este ano no Tocantins

Das 31 suspeitas clínicas, 25 foram encerradas e seis ainda estão sendo investigadas

Três casos de Influenza já foram confirmados neste ano no Tocantins, sendo que dessas ocorrências da doença dois pacientes morreram e um ficou curado. Das 31 suspeitas clínicas, 25 foram encerradas e seis ainda estão sendo investigadas.

Um dos pacientes que morreu com a doença residia em outro estado e procurou atendimento médico no Tocantins. Ele faleceu com confirmação da presença do vírus Influenza B. O outro paciente que veio a óbito estava com o vírus Influenza A H1N1 Pandêmico 2009 e um terceiro que evoluiu para a cura foi diagnosticado com o vírus Influenza A H3.

Os seis casos suspeitos estão sendo investigados e o material para exame foi encaminhado para o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, com previsão média de 30 dias para o retorno dos laudos, estando previsto o resultado para a primeira quinzena de agosto. São acompanhados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) somente casos de pacientes que apresentam gripe, dificuldade respiratória e precisam ser internados.

Segundo a enfermeira responsável por Doenças Imunopreviníveis da Sesau, Maria de Lourdes de Miranda Borges, ainda ocorreram poucos casos confirmados da doença no Tocantins, porém é necessário ficar alerta, pois conforme ela, o vírus Influenza está circulando com bastante intensidade no Brasil e no mundo. “Nesta época em que muitos visitantes estão vindo para o país é um momento propício para a propagação do vírus. Destes turistas alguns acabam também se deslocando para o Tocantins atraídos pela temporada de praias”, disse.

“Por isso é necessário alguns cuidados, como evitar aglomerações e tentar se afastar quando perceber que uma pessoa está tossindo ou espirando sem levar a mão à boca e ao nariz. E se perceber alguém com uma gripe muito grave, deve-se procurar imediatamente atendimento médico”, advertiu.

O vírus da Influenza já está em circulação no país há algum tempo e a gravidade dos casos está relacionada ao grupo de risco (crianças menores de dois anos de idade, gestantes, idosos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais).

O estado de São Paulo registrou 62,7% dos casos de Influenza no país até a 27º semana epidemiológica deste ano, que terminou em 6 de julho. Naquele estado foram notificados 18.109 casos suspeitos, sendo 3.087 confirmados com Influeza.  

Comentários (0)