Siqueira apresenta metrô elevado, fala sobre MetroPalmas e anuncia vagas na PM

Não faltaram críticas ao prefeito de Palmas que não compareceu à reunião por não apoiar a Região Metropolitana e também por divergência quanto aos projetos de mobilidade urbana de Palmas...

Prefeitos se reuniram para tratar da Metropalmas
Descrição: Prefeitos se reuniram para tratar da Metropalmas Crédito: T1 Notícias

Em reunião com os prefeitos dos 16 municípios que compõe a Região Metropolitana de Palmas (MetroPalmas), menos o da capital Carlos Amastha, o governador do Estado anunciou prazo de 42 dias para que os municípios avaliem o projeto da Metropalmas e apresentem propostas para elaboração do regimento interno. Além disso, Siqueira Campos anunciou autorização para convocação de mais 120 candidatos aprovados no concurso público da Polícia Militar (PM) e apresentou o projeto do metrô elevado de Palmas.

 

Metrô elevado de Palmas

O metrô elevado de Palmas deve ser construído utilizando a mesma via que o BRT (Buss Rapid Transit) apresentado pelo prefeito de Palmas Carlos Amastha, a Theotônio Segurado. Siqueira Campos não citou o nome do prefeito em suas declarações, mas o referenciou sempre que discorria sobre a não participação “dele” na reunião da tarde desta terça-feira, 4, e sobre a divergência nas ideias para projeto de mobilização urbana da capital.

Siqueira Campos declarou que a divergência é coisa de “pessoas que não sabem chegar aos outros” e afirmou que “as vezes uma prefeita de uma cidade pequena dá uma lição no (prefeito) de uma grande cidade que não sabe ouvir”.  

O governador afirmou que já está conversando com instituições financeiras que poderão começar a executar o projeto, mas “o que não dá é para começar com uma tamanha divergência desse tamanho. Eu até posso recorrer à lei, porque a Lei da Região Metropolitana permite isso, mas eu já sei que vai dar uma disputa judiciária enorme”.

Siqueira afirmou que não quer fazer demagogia, não quer que o projeto se arraste anos e que a sugestão do prefeito Moises Avelino de chamar Amastha para conversar e apresentar o projeto para ele é bem vinda. “Não foi uma ideia minha, mas não há problema nenhum em conversar com o prefeito. Minhas portas estão abertas”, disse.

Durante a coletiva com os profissonais da imprensa, um repórter perguntou sobre o tempo para que o projeto seja entregue à população e Siqueira respondeu que a pergunta deveria ser feita ao 'outro': “você tem que perguntar para o outro quando tempo vai demorar essa beligerância (conflito). Se não houver entendimento, talvez nunca seja construído”.

O projeto está em fase de estudos e levantamentos. O metrô é de superfície, sustentado em pilares e circulará em mão dupla. Terá ciclovia, calçada para pedrestre, faixas exclusiva para ônibus, detença de proteção, faixas para veículos e pista exclusiva para motos. Os trilhos ficarão sustentados em pilastras com mais de quatro metros de altura, poderá ter até seis vagões com capacidade para até 50 pessoas cada um.  

 

Região Metropolitana de Palmas

Siqueira Campos garantiu que não quer realizar nada sozinho, mesmo tendo o governo a maioria dos votos na Região Metropolitana de Palmas. “Mesmo com a maioria como diz a lei, eu tenho sentimento de nós”, Siqueira fez questão de pontuar.

O governador defendeu a ideia de ver estruturas nos municípios com um apoiando o outro. “O que me interessa é ver a obra realizada servindo a população. Isso é o que é importante. Uns municípios apoiam os outros, como naquela historia dos mosqueteiros: um por todos e todos por um. Para nós a vantagem só vem quando fortalece a todos”.

O procurador-geral do Estado, André de Matos, afirmou ao governador e demais membros do conselho da Região Metropolitana de Palmas que o momento foi para anunciar aos municípios que eles terão até dia 18 de março para avaliar o pré-projeto de Regimento Interno da Região, que foi elaborado por uma comissão constituída por prefeitos de Paraíso, Porto Nacional e Barrolândia, e apresentar suas propostas e sugestões para o Regimento.

“Queremos que todos os municípios possam dar sua participação na elaboração do Regimento Interno e por isso precisamos de tempo”, afirmou.

O procurador explicou ainda que para realizar esses estudos serão criadas Câmaras Técnicas. Siqueira Campos afirmou que “as Câmaras vão agilizar o trabalho de vocês” (membros da Região Metropolitana de Palmas).

 

Concurso da PM

Siqueira assinou a autorização para convocação de 106 candidatos aptos para o curso preparatório e mais 14 candidatos que estão em condição sub-judice, totalizando 120 novos PMs. Ao anunciar a convocação o governador disse que a violência está aumentando muito e lembrou que logo o Tocantins teria 300 policiais nas ruas, mas que mesmo com o efetivo, “entendi que era preciso mais e vou assinar ato convocando mais 120”, disse. 

Comentários (0)