Tocantins assina convênio com a Espanha para capacitação dos comitês das Bacias Hidrográficas

Convênio assinado pelo governo do Estado com estatal espanhola vai permitir a capacitação de membros dos comitês das bacias hidrográficas do Tocantins

Tocantins e Espanha assinaram convênio
Descrição: Tocantins e Espanha assinaram convênio Crédito: Lourenço Bonifácio

O governador Siqueira Campos e o presidente da empresa estatal espanhola Tragsa, , Miguel Gimenez de Córdoba, assinaram na manhã desta quarta-feira, 28, um convênio no valor de R$ 5 milhões para capacitação dos membros dos comitês das bacias hidrográficas dos rios Formoso, Manoel Alves  e entorno do Lago da Usina de Lajeado.

 

Pelo convênio, a estatal espanhola fica responsável não apenas pela capacitação dos membros dos comitês, como também pela infraestrutura para funcionamento dos mesmos. Entre as atividades de capacitação estão previstos cursos de gestão de bacias hidrográficas, gestão de comitês, perímetros irrigados e recuperação de nascentes e matas ciliares.

 

O governador Siqueira Campos destacou a importância da parceria lembrando que a Espanha possui uma vasta experiência na gestão dos recursos hídricos e que esta experiência e tecnologia serão repassadas ao Tocantins. “Nossos recursos hídricos ainda são abundantes e temos o dever de preservá-los. A parceria com a Tragsa vai permitir grandes avanços”, afirmou o governador.

 

O presidente da Tragsa lembrou da importância da disponibilização de novas tecnologias para a preservação do meio ambiente. “No entanto não adianta disponibilizar as mais avançadas tecnologias se as pessoas não estiverem preparadas para usá-las. Nosso trabalho será no sentido de disponibilizar as tecnologias e preparar as pessoas para o seu uso”, destacou.

 

Antes da assinatura do convênio o governador Siqueira Campos assinou uma Medida Provisória que altera a lei do Fundo Estadual de Recursos Hídricos, permitindo firmar parcerias com entidades internacionais.

 

 

Comentários (0)