Tocantins corre o risco de ser reprovado em inspeção da União Européia em 2016

Um dos principais órgãos que atuam no controle das barreiras sanitárias é a Adapec, que estaria sem condições de atuação, com prédios, veículos e aparelhagem sucateados

A vistoria da missão da União Européia (UE) ao Tocantins em 2016 está prevista para acontecer em fevereiro. Durante a visita serão realizadas fiscalizações a frigoríficos e propriedades para avaliar as condições sanitárias dos estabelecimentos habilitados a exportar carne bovina in natura para o bloco. O Portal T1 Notícias teve acesso a informações de que o Estado corre o risco de ser reprovado na vistoria, já que um dos principais órgãos que atuam no controle das barreiras sanitárias é a Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins, que estaria sem condições de atuação, com prédios, veículos e aparelhagem sucateados.

 

Ainda segundo as informações, algumas barreiras sanitárias estariam funcionando apenas parcialmente. A situação ocorre no momento em que a ministra da Agricultura, Kátia Abreu busca trazer equipe técnica ao Estado para liberar o Tocantins para a venda de carne à União Européia.

 

Sobre a situação, o governo do Estado informou ao T1 Notícias, por meio de nota, que “os problemas pontuais nas barreiras estão sendo solucionados por meio de reformas estruturais já em andamento”.

 

Sobre questionamentos a respeito das barreiras sanitárias da Adapec, o governo explicou apenas que “o Estado está preparado para receber a missão da União Européia, prevista para a segunda quinzena de fevereiro de 2016”.

 

Na nota, o governo ainda esclarece que “a visita da União Européia, com vistas à abertura de mercado para a carne tocantinense, envolve não somente o trabalho da Adapec. A missão irá auditar toda a cadeia produtiva da carne, incluindo os frigoríficos com Serviço de Inspeção Federal, as empresas certificadoras e as propriedades rurais”.

 

O rebanho tocantinense tem hoje 8,2 milhões de cabeças de gado, o que coloca o Estado em 11º no ranking nacional. Segundo informações da Secretaria de Estado da Agricultura, atualmente a carne tocantinense é exportada para 23 países.

Comentários (0)