TRE inaugura novas instalações da central de urnas e firma parceria com TJ

Com a finalidade melhorar o controle e manuseio dos equipamentos o TRE inaugurou nesta sexta as novas instalações da Central de Urnas. Também nesta sexta, TRE e TJ assinaram termo de cooperação.

TJ firma termo de cooperação técnica com TRE
Descrição: TJ firma termo de cooperação técnica com TRE Crédito: Secom/TJTO

Diversas autoridades, dentre elas, a vice-governadora do Tocantins, Claudia Lelis, marcaram presença na cerimônia de inauguração das novas instalações da Central de Urnas do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), na tarde desta sexta-feira, 26, em Palmas.

 

Na ocasião, a vice-governadora destacou que a preservação das urnas eletrônicas é fundamental para que as eleições no Tocantins contem sempre com a maior segurança possível. “Tenho certeza que as novas instalações garantiram maior segurança e manutenção padronizada desses equipamentos”, disse.

 

Claudia Lelis lembrou ainda que ao longo destas quase duas décadas, desde que foi implantada no Brasil, a urna eletrônica continua sendo símbolo de credibilidade e de democracia. “Esse nível de informatização do sistema eleitoral foi alcançado gradualmente, sempre passando pelo crivo da segurança e da garantia do sigilo do voto, acompanhando a evolução tecnológica mundial”, concluiu.

 

A presidente do TRE-TO, desembargadora Jacqueline Adorno, explicou que a Central de Urnas possibilitará a melhoria no controle e manuseio dos equipamentos de forma automatizada, por meio do uso de tecnologia de rádio frequência (REFDI). Ela disse também que no local serão abrigados o Data Center Secundário, que visa garantir a segurança dos dados da Justiça Eleitoral, e o Arquivo Central da Biblioteca, local onde ficam guardados todos os documentos permanentes do TRE-TO.

 

“Hoje, ao entregarmos este amplo espaço dedicado principalmente à urna eletrônica, conseguimos dar mais segurança e economia ao processo eleitoral, uma vez centralizadas em lugar adequado, elas têm seu ciclo de vida monitorado pelos técnicos da Justiça Eleitoral, que executam testes exaustivos constantemente para   garantir sua funcionalidade”, finalizou a presidente.

 

Nova sede

 

O espaço será capaz de armazenar cerca de oito mil urnas eletrônicas e também possuirá um arquivo permanente, onde serão preservados documentos importantes de guarda permanente e um data center secundário para replicação de dados. 

 

Na nova central serão acomodados todos os equipamentos e acessórios para manutenção e reparo das urnas, tais como: cabine de votação, baterias, bobinas, peças de urnas, caixas de reserva, caixas de transporte para local de difícil acesso e as mídias (flash card e memória de resultado).

 

A Central de Urnas está localizada na Quadra 203 Norte, Alameda 8, número 01-C, Palmas – TO, com área de 1.540,45 m². A obra teve o custo de 2.481.186,84 e foi executada em um prazo de oito meses.

 

Termo de cooperação

O presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins,  desembargador Ronaldo Eurípedes, assinou também na tarde desta sexta, um Termo de Cooperação com a desembargadora Jacqueline Adorno, com o objetivo de "proporcionar o auxílio mútuo entre as Partes,  com vistas a desenvolver funcionalidades no sistema e-Proc do TJTO,  para fornecimento ao TRE-TO, de informações digitais,  por meio de webservice, relacionadas aos processos cíveis e criminais julgados pelo Poder Judiciário do Tocantins, para atendimento no disposto nos incisos II,  III e V do art. 15 da Constituição Federal".

Comentários (0)