Vacina contra Hepatite é ampliada e vai atender pessoas de até 49 anos

Sesau realiza teste rápido e vacinação contra hepatites nesta sexta-feira, 02

Vacina
Descrição: Vacina Crédito: Lia Mara / ATN

Pessoas com idade entre zero e 49 anos têm a oportunidade, nesta sexta, 2, e sábado, 3, de ir aos centros e postos de atendimento da rede pública de saúde para realizar testes de hepatites B e C e tomar a vacina contra a hepatite B . 

A campanha aberta pelo Ministério da Saúde (MS) no último dia 28 marca o Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, que tem como slogan “Hepatites virais: sem perceber você pode ter”, e é ilustrada por filme e cartazes direcionados às gestantes, aos jovens e adultos, alertando-os sobre a importância do teste e da vacina da hepatite B.

Conforme lembra a coordenadora de hepatites virais da Sesau, Sâmia Savo, antes a campanha visava atender às pessoas com faixa etária de zero a 29 anos, e agora foi ampliada para o limite de até 49 anos. “Isso vai contribuir para que mais pessoas possam ser beneficiadas, será incluída e atendida uma parcela maior da população que necessita desse tipo de serviço público de saúde”, afirma. 

Sâmia ainda lembra a importância da prevenção, por ter, inclusive, custos muito mais baratos para o poder público e população em geral do que os encaminhamentos para testes e tratamentos profiláticos. Ainda segundo a coordenadora, vele lembrar que ao ser vacinada contra a hepatite B, as pessoas ficam automaticamente imunizadas contra a hepatite C e outros vírus.

Além das pessoas com até 49 anos de idade, a campanha também visa beneficiar grupos que estão vinculados com atividades na área de saúde ou com a área as segurança como, policiais, bombeiros e outros profissionais.

No Tocantins 

Em 2012, o Tocantins registrou um total de 827 casos da doença, tendo 312 casos notificados e 202 confirmados, de acordo com levantamentos da Sesau. Os dados de 2013 ainda não foram contabilizados.

Os sintomas da hepatite são mal estar geral, febre, aumento da palidez, urina escura e outros. O alerta da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) para o chamamento dessa parcela da população ocorre porque a hepatite é uma doença que age de forma silenciosa.

 

Sesau realiza teste rápido e vacinação contra hepatites nesta sexta-feira

Em alusão ao dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, comemorado no dia 28 de julho, a Secretaria de Estado da Saúde – Sesau, realiza a ação “Fique Sabendo” com testes para hepatite B e C, bem como vacinação contra a hepatite B, nesta sexta-feira, 2, na sede da Secretaria.
O slogan da Campanha desse ano é “Hepatites Virais: Sem perceber, você pode ter” e tem como objetivo mobilizar a população para o incentivo ao teste de hepatite e também de HIV/Aids.
Além dos testes e vacinas, haverá ainda, sorteios de brindes e distribuição de material informativo e insumos de prevenção.

Dados

Em 2012 foram confirmados no Estado, 432 casos de hepatite A, 243 casos de hepatite B e 38 casos de hepatite C, totalizando 713 casos.
Até julho desse ano foram 186 casos confirmados sendo que 99 casos de hepatite A, 75 de hepatite B e 12 casos de hepatite C.

 

(Atualizado às 14h50 para correção: Sesau informa que não está vacinando contra Influenza, como dizia a nota enviada anteriormente)

Comentários (0)