Como lidar com FOMO e FUD antes de comprar Bitcoin

O que muita gente não sabe ao começar no Bitcoin (BTC) é que ele traz muitas emoções, principalmente a tristeza por uma queda de preço e a falta de experiência prática quando o preço sobe. Sim, você pode comprar Bitcoin facilmente, mas ninguém fala sobre o que acontece depois. Às vezes, essas emoções tornam o espaço das criptomoedas extremamente emocionante. Mas às vezes, eles também tiram o melhor de nós e nos levam a más decisões que nos fazem perder dinheiro. 

 

Os principais culpados dessas más decisões são o FOMO e o FUD, e sua capacidade de tirar o melhor de nós.

 

O que são FOMO e FUD?

 

FOMO é um acrônimo para a expressão em inglês que significa algo como medo de ficar de fora. É bastante autoexplicativo, mas não deixe essa simplicidade enganar você. O FOMO é um sentimento mortal que pode fazer você perder muito dinheiro. Basicamente, o FOMO é a sensação que varre todo o seu corpo quando você começa a se perguntar: “Por que não comprei Bitcoin antes” ou “Todos os meus amigos parecem estar se interessando por criptomoedas. Não devo entrar nessa também?”. Ao fazer isso, você se coloca na posição de tomar decisões ruins apenas porque se sente excluído ou acredita que há uma oportunidade que está perdendo. 

 

É importante saber que não importa o que você faça, não há como evitar esse sentimento. Está praticamente fora de seu controle e acontece com todos. A única coisa que você pode fazer para se preparar para isso é descobrir como vai reagir e perceber que ficar de fora não significa o fim do mundo. Saiba que sempre vai ter outra oportunidade para você. Então, em vez de ficar pensando no que poderia ter sido, concentre-se em procurar outra oportunidade no futuro. 

 

O FUD, semelhante ao FOMO, tem o mesmo efeito. Um acrônimo para medo, incerteza e dúvida em inglês, o fenômeno se refere ao barulho que você ouve da mídia e das pessoas à sua volta. “O Bitcoin é uma bolha”, “O BTC é uma farsa” e “O Bitcoin não é prático” são algumas das coisas que você vai ouvir de pessoas tentando transmitir o FUD. 

 

Quando alguém espalha FUD, isso pode nem sempre ser intencional ou essa pessoa pode nem saber que está fazendo isso. Mas os sentimentos que isso traz pode atrapalhar a tomada de boas decisões. 

 

Como se proteger do FOMO e do FUD

 

O FOMO e o FUD geram fortes sentimentos nos investidores. Isso é inevitável. A única coisa que você pode controlar é como você reage. Então, para garantir que reaja ao mercado da maneira certa, seguem algumas coisas que você pode fazer. 

 

A primeira — e mais importante — é fazer sua própria pesquisa. Antes mesmo de pensar em colocar seu dinheiro suado em algum BTC, faça sua pesquisa preliminar sobre o espaço. Veja que tipo de negociação você deseja fazer, a exchange em que deseja negociar e a carteira para as suas criptomoedas. Como cada pessoa tem suas próprias preferências, a resposta para cada questão vai depender só de você. Isso significa que ninguém pode fazer a pesquisa por você, e não basta imitar o estilo de outra pessoa. Seria muito ousado da sua parte apenas criar uma carteira Bitcoin e depois ir pela intuição. 

 

Fazer uma extensa pesquisa dá o conhecimento necessário para combater o FOMO e o FUD. Com uma compreensão básica de como o mercado se move e a tecnologia por trás do Bitcoin, você pode tomar decisões precisas e bem fundamentadas se esses sentimentos começarem a aparecer. 

 

Depois de pesquisar bastante, você pode então descobrir seu objetivo. Pense no motivo por que você está entrando no espaço antes de tudo. 

 

Você está fazendo isso para ter lucro? Se for o caso, pense em marcadores específicos que você deseja atingir. Você pode comprar BTC a um determinado valor de sua escolha e depois vendê-lo assim que atingir seu objetivo. Além disso, existem outras estratégias de negociação por aí. Como cada um calculará as metas de maneira diferente, faça sua lição de casa sobre os diferentes tipos de estratégias que você pode usar. 

 

Por outro lado, também haverá pessoas que desejam entrar no espaço pelos usos práticos do BTC. Isso inclui usá-lo como reserva de valor, meio de pagamento mais eficiente ou para fazer remessas mais baratas e rápidas. Se você estiver usando o BTC para qualquer um desses propósitos, não importa realmente em que momento você entra no mercado. Como o preço é irrelevante nessas situações, você pode entrar a qualquer momento. 

 

Bitcoin, a montanha-russa

 

É fácil ver por que o Bitcoin era muito comparado a uma montanha-russa em seus primeiros dias. O preço não é apenas volátil o suficiente para se comportar como a atração de parque temático favorita, mas também carrega as emoções de um passeio assim. 

 

Mas como todo mundo que gosta de uma boa montanha-russa sabe, se você estiver bem preparado e souber no que está se metendo, o passeio não precisa ser tão assustador. Boa sorte!

 

*O conteúdo deste artigo possui fins unicamente informativos. Você não deve considerar nenhuma dessas informações como aconselhamento jurídico, tributário, de investimento, financeiro ou de qualquer outra natureza.

Comentários (0)