Formação "Ser e Conviver" é Lançada em Santa Rita do Sapucaí, em Minas Gerais

Por meio da utilização de conteúdos didáticos com literatura anual, palestras e oficinas, a formação prevê o atendimento de toda rede municipal de ensino.

Crédito: Divulgação Projeto Ser e Conviver

Aconteceu na noite desta segunda-feira, 5 de junho de 2023, no Teatro do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), em Santa Rita do Sapucaí-MG, a abertura da formação “Ser e Conviver”. O projeto tem como objetivo, formar a rede municipal, tanto as equipes de gestão como coordenadores, orientadores, diretores, psicólogos, quanto regentes e professores, para utilização da coleção didática que leva o mesmo nome do projeto, bem como treinar os profissionais para implementação da educação socioemocional para alunos e famílias da rede pública de ensino.
 
Estiveram presente no evento, o Prefeito Municipal Prof. Wander Chaves, a Secretária Municipal de Educação, Profa. Lúcia Chaves, prefeitos de cidades da região, representantes do poder judiciário e legislativo. Também participou e ministrou palestra na abertura do evento, o empreendedor social e empresário, Ricardo Ribeirinha, que abordou o tema “Emoções transformadoras e uma trajetória de vida”. Ainda na programação de abertura, foi promovida a palestra da autora e professora Eloísa Bombonatti, que apresentou a coleção de educação socioemocional “Ser e Conviver”.
 
Em sua fala de abertura, que também contou com a apresentação de um vídeo institucional sobre os 131 anos da cidade de Santa Rita do Sapucaí-MG e suas recentes obras e ações de desenvolvimento, o prefeito Prof. Wander, ressaltou a persistência no trabalho de educação socioemocional que começou ainda em 2019. “Não me canso de colocar em pauta, em cada evento e ação na nossa cidade, nossa meta maior que é a implementação de todas as ações e obras focadas na felicidade coletiva, no cuidado das pessoas. Fico emocionado ao olhar para trás e perceber que a semente plantada em 2019, quando já falávamos da importância de falar sobre violência, ansiedade, automutilação, bullying, sobre o risco das drogas no ambiente e entorno das escolas, acabou se transformando em conteúdo didático para todos os alunos e famílias. Agora vamos além. Entregar conteúdo, abordar a vida e a busca da felicidade pós pandemia, pensando na segurança das escolas, lançando antes um olhar sobre a saúde emocional de cada pessoa, seja professor, aluno ou família”, destacou o gestor municipal.
 
Após o evento de abertura no dia 5 de junho, a formação acontecerá ainda nos dias 6 e 7, atendendo nos dois dias 280 profissionais da rede. A trilha da capacitação prevê três abordagens. A primeira terá a apresentação completa da coleção didática, e como deve ser realizada a sua aplicação. Posteriormente, uma oficina dinâmica focando as competências socioemocionais em sala de aula, com foco no oferecimento aos profissionais para implementar ações efetivas e dinâmicas sobre o tema nas diversas disciplinas. Por fim, abordagem dos fatores biopsicossociais que podem interferir no rendimento dos alunos, tais como ansiedade, depressão, bullying, violência, entre outros. Toda a formação traz uma abordagem visando o autocuidado dos profissionais, o cuidado com as crianças, o envolvimento da família, para que haja melhoria do rendimento, especialmente no pós covid-19.

Comentários (0)