Projeto do Sebrae já apresenta resultados de empreendedorismo nas escolas

Na Região Norte do estado, instituições estão promovendo feiras para que estudantes comercializem seus produtos

O Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) do Sebrae já está rendendo resultados no Norte do Tocantins. Em Araguaína, acontece nesta sexta feira, dia 10, das 17 às 22 horas, a Feira do Jovem Empreendedor do Tocantins, na Escola Sesi do município. O evento, que faz parte das ações do JEPP, também já foi realizado na Escola Municipal Tereza Hilário em Araguaína e acontecerá em mais 29 instituições de ensino da região.

 

A Escola Sesi foi a primeira no estado a implantar a metodologia do JEPP e há dois anos os alunos têm aulas e lições práticas de empreendedorismo. A feira da escola terá 24 expositores, todos estudantes do 6º ao 9º ano, que irão comercializar os produtos que produziram e aprenderam a empreender no decorrer do aprendizado através do JEPP. Dentre os produtos a serem comercializados pelos alunos estão tiaras, pinturas e artesanato com material reciclado.

 

A coordenadora do ensino fundamental da Escola Sesi de Araguaína, Joseane Andrade, conta que o JEPP cumpre o papel de preparar os jovens para a vida profissional. “As características empreendedoras valorizam o profissional, independente da profissão. O culminar do projeto inseriu na grade curricular dos alunos noções de trabalho em equipe, de produtos, e os colocou um passo a frente para serem bons profissionais no futuro”, relatou. A coordenadora acrescentou que, inclusive, já há alunos que concluíram os estudos e começaram a investir no próprio negócio.

 

“A inclusão do comportamento empreendedor provocou mudanças não apenas no que é relacionado aos negócios, como também tornou os alunos mais exigentes com a qualidade dos serviços prestados a eles enquanto consumidores. Isso mostra um entendimento em relação à importância da eficiência e eficácia”, declarou o gerente regional do Sebrae Tocantins em Araguaína, Francisco Ramos. Segundo ele, este comportamento é o legado que o Sebrae deixará para o empreendedorismo local.

 

JEPP

O Projeto JEPP faz parte do Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae e tem como intuito disseminar a cultura empreendedora e orientar os jovens para o plano de negócios, além de estimular os comportamentos empreendedores entre crianças e adolescentes.

 

Para isso, o Sebrae realiza nas escolas lições e atividades divertidas e lúdicas, para que os jovens aprendam a montar um negócio, a trabalhar em equipe, a inovar de forma sustentável e a se preparar para o futuro no mercado de trabalho.

 

 

Comentários (0)