Foi divulgada na manhã deste domingo, 15, terceira pesquisa do Instituto Serpes, desta vez encomendada pelo Jornal do Tocantins. Segundo o estudo, que foi realizado entre os dias 7 e 13 de agosto, os candidatos continuam empatados tecnicamente. O candidato tucano ao Governo, Siqueira Campos, parece com 44,6%, enquanto o peemedebista, Carlos Gaguim, recebeu 43,8% das intenções de votos dos entrevistados. Indecisos somam 9,5%, e 2,2% pensam em anular o voto. A margem de erro é de 3,1%, para mais ou para menos
Na primeira pesquisa realizada em junho (Serpes/Faet), Gaguim aparecia com 40,5% e Siqueira com 46,8%; na de julho (Serpes/FCDL), Gaguim tinha 42% e Siqueira 45%; e agora (Serpes/Jornal do Tocantins), Gaguim subiu para 43,8% e Siqueira caiu para 44,6%, mas continua na frente de Gaguim.
Rejeição
Na rodada Serpes deste domingo, os candidatos mantêm o empate técnico. O candidato Siqueira Campos é o mais rejeitado, com 21%, enquanto Carlos Gaguim tem 18,3%.
Senado
Para as duas vagas ao Senado, a pesquisa mostra o candidato a senador pela coligação Força do Povo Marcelo Miranda (PMDB) com 23,7%, João Ribeiro (PR), com 22,8%, Paulo Mourão (PT), com 14,7%, e Vicentinho Alves (PR), com 11%.
Estudo também mostrou o desempenho dos candidatos nas três pesquisas, João Ribeiro estava com 19,5% em 2 de julho, foi a 21,9% em 2 de agosto e agora está com 23,7%. Já Vicentinho Alves cresceu 3,4 pontos percentuais: de 7,6%, foi a 10,4% em 2 de agosto e agora está com 11%.O candidato da coligação Força do Povo, Marcelo Miranda, cresceu 1,1 ponto percentual. Começou com 23,6%, caiu para 23,3% e agora tem 23,7%. Paulo Mourão, que na primeira rodada era pré-candidato a governador pelo PT, só tem resultados, como candidato ao senado nas duas últimas pesquisas Serpes. Ele caiu 1,5 ponto, de 16,2%, em 2 de agosto, para 14,7% agora.
Presidência
A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, continua na frente no Tocantins, tem 48,5% das intenções de voto, segunda a terceira rodada do Serpes, contratada pelo Jornal do Tocantins. O candidato do PSDB, José Serra (PSDB), com 31,6%, e Marina Silva (PV), 5,3%. Ainda 12,1% se disseram indecisos e 1,5% deles afirmaram que irão votar nulo.
A pesquisa
A primeira rodada Serpes/Jornal do Tocantins foi realizada de 7 a 13 de agosto em sete regiões do Estado e ouviu 1.001 pessoas para levantar a preferência para os cargos de Presidente, Governador e Senador. Está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o protocolo nº 22.772/2010 e no TRE – Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins com o nº 11.815/2010. Tem intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 3,1%, para mais ou para menos.
Comentários (0)