Sesi e Senai participam de aulas especiais de preparação ao ENEM

Alunos da Educação de Jovens e Adultos e Educação Básica articulada com Educação Profissional (EJA/EBEP) e convidados da instituição participam até esta sexta, 07, das aulas.

Aulões começaram na noite de ontem
Descrição: Aulões começaram na noite de ontem Crédito: Ascom

Os alunos da EJA/EBEP, modalidade de ensino oferecida de forma articulada pelo Serviço Social da Indústria (SESI) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), participam a partir desta quarta, 05, de uma semana de aulas especiais dedicadas à preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Iniciadas na noite de ontem, 05, as aulas continuam nos dias 06 e 07, de 19 às 21 horas, no auditório do Sebrae em Palmas.

 

Voltada a alunos e convidados da instituição, a “Semana Pré ENEM - Preparando Campeões” oferecerá conteúdos, especificidades e dicas direcionadas ao Exame em sete disciplinas. Para participar, os alunos doaram 1 kg de alimento não perecível que será destinado à campanha de natal de Sistema FIETO.

 

As primeiras dicas vieram da coordenadora pedagógica do SESI Palmas, Leila Aires. Ela frisou exigências do ENEM como a obrigatoriedade do candidato utilizar caneta de material transparente da cor preta, levar seu cartão de inscrição impresso e documento original com foto, além de chamar a atenção para os horários (recomenda-se que os tocantinenses cheguem às 11 horas da manhã, horário local, para se adequar ao cronograma de Brasília que segue o horário de verão).

 

Segundo o professor de Português do SESI, Márcio de Oliveira, as maiores dúvidas estão na interpretação de texto. “Mas isso não é um bicho de sete cabeças, basta prestar atenção na leitura do enunciado e do texto e ter alguns conhecimentos gramaticais como conectivos e a questão do sentido que o autor quis passar”, explica.

 

A gerente da Unidade do SESI em Palmas, Patrícia Ferreira, explica que a atividade é também uma forma de minimizar quedas no desempenho dos alunos em virtude de ansiedade e nervosismo, reações comuns na véspera da avaliação. “Proporcionar aulas dinâmicas, direcionadas e participativas ajuda os alunos a se organizarem e se sentirem mais seguros garantindo que seu esforço de todo o ano seja refletido de forma positiva neste exame”, diz a gerente.

 

A aluna do 3º ano do SESI, Taynara Pereira, concorda que o nervosismo atrapalha já que tira a concentração e vê no aulão mais uma oportunidade de conseguir bons resultados. “É mais um reforço pra gente que trabalha e que às vezes não tem tempo para estar estudando. É tentar manter o controle que tudo vai dar certo”.

 

Semana Pré ENEM

05/11 - Português e Matemática - Professores Márcio de Oliveira e Suely de Souza

06/11 - Redação, História e Geografia - Professores Carla Andréia, Mário Neto e Elza Leite

07/11 - Biologia e Química - Professoras Laciene dos Santos e Tânia Mara

 

Comentários (0)