Setembro Safira: mês de conscientização do uso correto das lentes de contato

A campanha não visa apenas conscientizar, mas também educar a população quanto ao correto uso das lentes de contato para que não haja prejuízo ocular.

Crédito: Divulgação

O nome Setembro Safira vem do significado simbólico da pedra preciosa safira, que é a pedra da sabedoria. Assim, o nome Setembro Safira foi escolhido pois a campanha não visa apenas conscientizar, mas também educar a população quanto ao correto uso das lentes de contato para que não haja prejuízo ocular e para que o usuário tenha melhor experiência com as lentes.

 

As lentes de contato são excelentes recursos ópticos e ótima alternativa ao uso dos óculos, pois possibilitam ao paciente mais qualidade de vida e conforto visual. Além disso, oferecem muito mais liberdade visual, pois ampliam o campo de visão como explica a médica oftalmologista, Susan Yano, que é especialista em lentes de contato.

 

“Ainda, em doenças como ceratocone e outras deformidades na córnea, em alguns casos as lentes são os únicos recursos ópticos capazes de oferecer boa qualidade de visão, desta forma, estes pacientes são totalmente dependentes destas para executar suas atividades do dia a dia. Entretanto, as lentes por estarem em contato direto com a córnea, se mau usadas podem trazer sérias complicações como úlceras na córnea”, explica Susan Yano.

 

Como a córnea é um tecido transparente, as infecções podem trazer consequências devastadoras aos olhos, limitando a visão por conta das cicatrizes, e estas, se muito extensas, podem levar ao transplante de córnea ou mesmo a perda do globo ocular.

 

Infelizmente, grande parte dos usuários de lentes desconhece as informações corretas para seu uso saudável e isso faz com que estas sejam um grande fator de risco para as úlceras de córnea.

 

Como tais hábitos são mutáveis e de responsabilidade do próprio usuário, diversos estudos concordam da necessidade de haver movimentos de educação e conscientização sobre o assunto e de que se trata de uma questão de saúde pública.

 

Demonstrar quais são estes comportamentos e hábitos inadequados que aumentam os riscos de infecções na córnea ou intolerância às lentes de contato são fundamentos deste movimento.

Comentários (0)