Blog da Tum

Ainda no PC do B,Luana nega acordo com Irajá para disputar eleição em Palmas este ano

Irajá se movimentou no fim de semana e retornou à Brasília ontem, terça-feira, 19. Encontrou Luana, Carlos Amastha, articulou a adesão de dois vereadores e quer interferir na disputa na capital

Crédito: Penaforte Diaz/Aleto

A ex-deputada Luana Ribeiro, primeira suplente da Federação Fé Brasil negou ao Blog na manhã desta quarta-feira, 20, que esteja se filiando ao PSD, do senador Irajá Abreu para eventualmente disputar eleições em Palmas este ano, seja a prefeita ou vice.

 

“Continuo no PC do B”, disse ela, questionada sobre uma eventual ida para o PSD -  que está em tratativas com Carlos Amastha e Eduardo Siqueira Campos, os dois pré-candidatos a prefeito da capital – onde poderia inclusive ser um nome para compor chapa na condição de candidata a vice-prefeita. Luana negou que esteja em transito para o PSD e disse que não autorizou Irajá a tratar possibilidade de candidatura dela a vice.

 

Rumores neste sentido estão circulando nos bastidores desde o final de semana, quando o senador esteve na capital depois de meses fora e férias nos Estados Unidos.

 

Pelo escritório político do senador passaram em dias diferentes, Luana Ribeiro e Carlos Amastha.

 

Com Amastha a conversa restrita teria sido acompanhada por um prefeito que estava no escritório quando o presidente do PSB Regional chegou. A princípio, as conversações seriam conduzidas por Adir Gentil que está na coordenação política do pré-candidato a prefeito e Tiago Andrino. Gentil retornou a Santa Catarina e Andrino não esteve presente ao bate papo entre os dois líderes.

 

Lembranças da eleição passada

 

Quando decidiu disputar a eleição passada, ao governo do Estado, Irajá insistiu bastante para ter Carlos Amastha como candidato a Senador na sua chapa.

 

O ex-prefeito não acreditou que o filho apoiaria outra candidata que não a mãe, então senadora Kátia Abreu, que disputava a reeleição, e recusou o convite.

 

Os caminhos dos dois podem voltar a se unir, e Irajá teria manifestado interesse de ter Amastha e Luana na mesma chapa.

 

De volta ao convívio familiar

 

Afastado do convívio familiar desde o distanciamento com a mãe, e a decisão de disputar o governo -  que provocou a ruptura definitiva entre o grupo do governador Wanderlei Barbosa e a então senadora, que disputaria na sua chapa – Irajá voltou a frequentar a chácara da Senadora e a discutir política no mesmo grupo familiar, revela uma fonte do Blog.

 

O movimento do senador teria sido duplo: articulação de chapa majoritária e busca de nomes para montar uma chapa proporcional. Este último, feito na Câmara de Palmas, onde Irajá quer dois vereadores encabeçando a chapa proporcional do PSD e nenhum deles é Rogério de Freitas. Este já estaria de malas prontas para partido do núcleo de apoio da deputada Janad Valcari(PL), mas com a intenção de lançar sua esposa à vereança, uma vez que é suplente de deputado estadual, com boas chances de assumir mandato na Aleto.

 

Observadores do cenário entendem que uma aliança entre Amastha e Irajá isola completamente a possibilidade de apoio do núcleo que está no grupo do governador mas não seguirá com Valcari, caso seja esta a decisão de Barbosa.

 

O fiel de toda esta balança segue sendo a prefeita Cinthia Ribeiro, maior liderança política da Capital, mas que ainda não se posicionou sobre apoio, ou a falta de candidatura própria nas eleições deste ano.

 

Se Cinthia optar por devolver a Amastha – no primeiro turno - o espólio político que herdou dele teria boas chances de definir a eleição na Capital. Mas aí definitivamente a aliança não seria PSB/PSD e sim PSB/PSDB, com chances de levar a Federação Brasil da Esperança num acordo nacional.

 

A se conferir.

Comentários (0)