Feriado de Páscoa promete ser de chuvas intensas e raios no Tocantins

As madrugadas de sexta-feira e sábado serão intensas no Norte e Centro do Estado.

Crédito: Divulgação/Energisa

Entre esta sexta-feira da Paixão, 29, até o Domingo de Páscoa, 31, o Tocantins deve ser marcado por chuvas, acompanhadas de descargas atmosféricas e rajadas de vento com velocidades podendo atingir até 50 km/h. As madrugadas de sexta-feira e sábado serão intensas no Norte e Centro do Estado. No sábado, as chuvas devem se concentrar com maior intensidade nessas regiões, além do Oeste tocantinense. As temperaturas irão apresentar aumento, com máximas previstas em torno de 32°C a 34°C em Palmas. 

  

Para a segunda-feira, 1º de abril, há chances de chuvas intensas durante o período da madrugada e manhã no Norte e Oeste do Estado. Já na terça-feira, 2, é esperado uma redução na intensidade das chuvas pela manhã, com ocorrência isolada, principalmente no oeste das regiões Norte e Centro. As informações são do Grupo Storm, empresa especializada em monitoramento e previsão de eventos climáticos, e que faz o acompanhamento climático na região em parceria com a Energisa Tocantins.   

  

Conforme ressalta o Coordenador da Energisa, Tony Franco, é de extrema importância que a comunidade adote medidas preventivas durante períodos de chuvas intensas, como as previstas para os próximos dias. “O Tocantins possui uma alta frequência de descargas atmosféricas. Apenas em janeiro deste ano, registramos quase meio milhão de raios. Durante uma tempestade, a primeira recomendação é desconectar os aparelhos elétricos das tomadas para evitar curtos-circuitos ou danos aos dispositivos. Além disso, é desaconselhável manipular cabos ou antenas para prevenir acidentes elétricos", alerta. 

 

Além dos cuidados com descargas atmosféricas, ele destaca a necessidade de atenção especial aos postes de energia elétrica. "Até o momento, registramos em todo o Tocantins 66 acidentes de trânsito com abalroamento de postes. Embora esse número seja menor em comparação com o mesmo período do ano anterior, onde foram registrados 125 ocorrências, ainda é motivo de grande preocupação. Com a chegada do feriado e do final de semana, é comum que muitas pessoas se envolvam em viagens e atividades de lazer. Por isso é importante reforçar a importância de redobrar os cuidados e a atenção ao dirigir, visando prevenir acidentes", enfatiza. 

 

Além dos transtornos ocasionados, a substituição de uma nova estrutura pode exigir um tempo considerável, variando entre três a quatro horas, e tem um custo médio de R$ 3 mil. No entanto, é importante destacar que esse valor pode chegar a ultrapassar os R$ 30 mil, especialmente quando há envolvimento de transformadores e outros equipamentos, por exemplo. "Mesmo diante do impacto financeiro, a prioridade deve ser sempre preservar vidas. Portanto, é fundamental que as pessoas evitem se aproximar do local de acidentes", reforçou Franco. 

  

Além dessa orientação, a concessionária reforça que ações simples podem evitar danos e incidentes. Por exemplo, se houver fios elétricos partidos ou caídos na rua, é importante manter distância. A seguir a Energisa Tocantins fornece mais orientações sobre como se proteger durante tempestades: 

  

- Evite contato com objetos de estrutura metálica, como fogões, geladeiras e torneiras, que estejam ligados à eletricidade;

- Se estiver dentro de um carro durante uma tempestade, permaneça no veículo, pois oferece excelente proteção contra raios;

- Evite tomar banho durante tempestades, pois há risco de choque elétrico em caso de raios na rede elétrica;

- Desconecte todos os aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos das tomadas;

- Durante uma tempestade, ao utilizar telefone fixo ou celular enquanto estiver carregando, um raio pode atingir as linhas de energia e telefonia na rua, causando sobrecarga na rede. Desligue o aparelho para evitar choques;

- Evite locais abertos e superfícies planas, como campos de futebol, piscinas, rios ou mares. Se o seu corpo estiver no ponto mais alto da superfície, pode atrair um raio e sofrer uma descarga. Procure abrigo em um local seguro, mas não se esconda debaixo de árvores;

- Não manipule equipamentos conectados à tomada, antena ou rede telefônica;

- Em caso de fios elétricos partidos ou caídos na rua, mantenha distância. 

  

A Energisa recomenda ainda que os clientes comuniquem ocorrências envolvendo a rede elétrica por meio dos seus canais de atendimento: por telefone, discando para o número 0800 721 3330; através do aplicativo Energisa On, disponível tanto na Google Play quanto na App Store; pela Agência Digital no site energisa.com.br; e via atendente virtual pelo WhatsApp (Gisa) acessível aqui.

Comentários (0)