Uma Igreja fazendo o caminho de volta pelos seus fiéis

Não poderia deixar passar em branco neste espaço, mais voltado a comentários políticos, a decisão da Igreja Católica, representada em Palmas pelo Arcebispo Pedro Brito em manter o Padre Aderso.

O movimento Fica Padre Aderso -  inédito na história de Palmas -  provocou a decisão, também inédita por parte da Igreja, de rever uma decisão e atender sua comunidade de fiéis.

 

Acompanhei algumas das atividades do Padre Aderso, da Paróquia do Taquarussu Grande, na luta pela construção de um grande galpão, para abrigar as atividades da Igreja naquele vão de Serra, zona rural de Palmas. Fiz entrevistas com ele no rádio. O conheço dos eventos, dos bate papos.

 

É um padre de atitudes polêmicas. Um padre pop. Um padre que dança, que brinca, que conta piadas. Que não tem papas na língua. E que trabalha, arduamente. Com seu jeito criticado por uns e amado por outros, padre Aderso criou elos, laços, vivificou a fé de muitos, e lotou sua paróquia e suas missas. Ele não é o único. Tenho visto outros bons exemplos de padres mais “vivos”, vivificando a fé.

 

Não tem sido fácil para a Igreja Católica nas últimas décadas manter seus fiéis. Por diversos motivos. Alguns da própria estrutura e dogmas da Igreja. Outros pela intensa concorrência que fazem outras igrejas, de mesma vertente Cristã.

 

Católica batizada, passem pela primeira eucaristia e integrei grupo de jovens, antes de sair pelo mundo conhecendo outras linhas de pensamento e fé. Mas não me esqueço dos padres que marcaram com suas boas palavras e influentes condutas minha infância e adolescência.

 

Depois de me afastar de um período intenso de convívio na Igreja Católica Apostólica Romana, na saudosa Igreja Matriz lá em Jataí, tenho frequentado igrejas e missas ocasionalmente.

 

Outro dia no Twitter comentei que escolho a igreja sim, pelo padre. Não consigo ouvir pregações desvirtuadas, nem insossas. Também não frequento lugares em que o sacerdote vive uma coisa e prega outra.

 

Por tudo isso, fico feliz quando a Igreja acerta o caminho de volta para o coração dos seus fiéis. O movimento Fica Padre Aderso mostrou o carinho do povo católico de sua paróquia e até de Palmas por ele e a vontade de ficar na Igreja sob o seu comando, seu olhar e sua pregação.

 

Em tempos difíceis até de manter acesa a chama da fé dentro de uma congregação, foi um passo acertado. Na minha humilde opinião.

 

 

Comentários (0)