Curso Artesão de Biojóias abre atividades do Pronatec no Cras da 407 Norte

Entre os materiais utilizados no curso estão sementes, fibras naturais, casca do coco, frutos secos, conchas, madrepérola, capim, madeira, ossos, penas, escamas

Curso de biojóias terá duração de 3 meses
Descrição: Curso de biojóias terá duração de 3 meses Crédito: Foto: Secom Palmas

Iniciou na tarde do último sábado, 28, a aula inaugural para o curso de Biojóias, no Cras da 407 Norte. As aulas são voltadas para a inserção no mercado de trabalho, com duração de três meses e uma carga horária de 160 horas, e atenderão 20 alunos no período vespertino, das 14 às 18 horas.

 

A aula inaugural teve início com a fala da instrutora e designer de Biojóias, Cincia Maria, que estimulou os estudantes a aproveitarem a oportunidade de poder estudar novamente e de forma gratuita. Em seguida apresentou aos participantes alguns materiais que serão utilizados como: sementes, fibras naturais, casca do coco, frutos secos, conchas, madrepérola, capim, madeira, ossos, penas, escamas. “Esses são alguns dos exemplos de matéria-prima que caracterizam a produção de biojóias. Um nicho de mercado que tem pela frente excelentes oportunidades”, destacou.

 

A secretária Eliane Campos destacou que a beleza e originalidade das biojóias no Tocantins como sendo fortes atrativos para turistas estrangeiros. “Estamos oportunizando por meio desse curso o acesso ao ensino profissional e ampliaremos as chances de jovens, trabalhadores desempregados e de muitos pais de família de ingressar no mercado de trabalho”, enfatizou.

 

Formado em educação física, Raymundo Cruz, 57 anos, conta que confeccionar peças artesanais de biojóias, no início era apenas uma terapia que acabou virando paixão. Há 3 anos, trabalha como artesão de biojóias nas feiras e busca neste curso novas técnicas para aprimoramento das peças. “Criar acessórios naturais é uma paixão e existe um mercado que vem crescendo muito a cada dia. Esses cursos são bons porque nos ensinam novas técnicas e trazem novos materiais que podem ser utilizados para enriquecer o trabalho”, destaca.

 

 

Comentários (0)