Dia de Campo destaca ações do Senar que criam alternativas para período da seca

O foco central do evento foi a criação de alternativas para o produtor rural enfrentar o período de estiagem, que tem início neste mês naquela região

Paulo Carneiro participa de evento
Descrição: Paulo Carneiro participa de evento Crédito: Ascom Faet/Senar

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (Faet) e do Senar Tocantins, Paulo Carneiro, participou nesta quarta-feira, 15, de um Dia de Campo realizado na Chácara Boa Sorte, no município de Dianópolis, região Sudeste do Estado. O foco central do evento foi a criação de alternativas para o produtor rural enfrentar o período de estiagem, que tem início neste mês naquela região, a exemplo da construção de uma barragem subterrânea no local, que tem a capacidade de acumular água embaixo do solo e na superfície de plantio. O Dia de Campo contou com a participação do presidente do Sindicato Rural de Dianópolis, Alex Botelho.

 

De acordo com o prefeito da cidade, Reges Melo, o objetivo é implantar esse tipo de barragem em outras propriedades de pequenos produtores rurais para ajudá-los no período da seca.

 

O consultor Washington Serafim, do Sebrae, assegurou que esse tipo de barragem permite acumular no subsolo toda a água da chuva, “visto que o período chuvoso no Tocantins é uma vez ao ano”, destacou.

 

Travessia Seca

O presidente Paulo Carneiro ficou bastante entusiasmado com a construção da barragem e afirmou que pretende levar o projeto para outros municípios do Tocantins. “Sabemos do sofrimento que muitos produtores rurais, em especial da região Sudeste, têm nesse período de seca. E faz parte de nossa missão criar alternativas para enfrentar estes problemas, a exemplo do programa Travessia Seca, realizado pelo Senar em parceria com o Sebrae, e que já leva assistência técnica aos pequenos e médios produtores rurais da região sudeste, apresentando técnicas e novas tecnologias que ajudam o produtor a conviver melhor com a seca”, garantiu o presidente.

 

 

Comentários (0)