Paulo Carneiro destaca a importância do programa “O Campo na Classe Média”

Programa lançado pelo Mapa vai beneficiar cerca de 10 mil produtores rurais no Tocantins, em 79 municípios.

Paulo Carneiro e Kátia Abreu em lançamento
Descrição: Paulo Carneiro e Kátia Abreu em lançamento Crédito: Ascom Faet/Senar

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (Faet) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Tocantins (Senar/TO), Paulo Carneiro, participou na segunda-feira, 31, da apresentação do programa "O Campo na Classe Média", feita pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, no auditório do Sistema Faet/Senar, em Palmas, com prefeitos das microrregiões do Bico do Papagaio e de Araguaína. O programa tem o objetivo central de promover 400 mil produtores rurais que estão com renda proveniente da agricultura insuficiente (Classes D e E) para a Classe Média Rural no Brasil. No Tocantins serão beneficiados, inicialmente, cerca de 9.937 produtores rurais, que trabalham em diversas atividades do setor agropecuário, em 79 municípios.

 

De acordo com a ministra Kátia Abreu, o programa pretende corrigir as imperfeições de mercado; estruturar o acesso a tecnologias que potencializem a produção e resgatar, por meio da própria agricultura, os produtores rurais para uma renda mais elevada. Após a classificação e adesão dos produtores ao programa, serão elaboradas ações de apoio, capacitação e incentivo a criação de associações locais de produtores ou integrá-los em cooperativas já existentes, e as associações poderão ter como membros as secretarias Municipais de Agricultura e o MAPA, por meio de suas Superintendências Estaduais.

 

Paulo Carneiro destacou a importância de programas que possam, efetivamente, melhorar a vida do produtor rural e do trabalhador do campo. “O Sistema Faet/Senar têm trabalhado com a qualificação profissional do produtor rural e disponibilizando assistência técnica continuada em cerca de cinco mil propriedades rurais no Tocantins. Somos parceiros de mais este programa do Ministério da Agricultura e acreditamos que vamos aumentar nossa produtividade, inclusive investindo em inovação e tecnologia”, assegurou o presidente.

 

O Programa "O Campo na Classe Média" foi criado pela ministra Kátia Abreu, ao destacar que “para avançarmos ainda mais, podemos ir ao encontro de uma grande parcela de produtores que, com o apoio dos governos, consigam, em pouco tempo, aumentar a produção, gerar mais emprego e renda e estabelecer novos patamares para o desenvolvimento da economia brasileira. O grande objetivo é que esses produtores sejam inseridos na prosperidade do agro brasileiro”, assegurou a ministra.

 

Comentários (0)